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Happy & Healthy

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Quem vai ser saudável em 2015?

por Happy & Healthy, em 30.12.14

Quais são as vossas resoluções saudáveis de ano novo? Aposto que todos têm uma!

 

ano novo.jpg

 

Antes mais, queria desejar a todos um FELIZ NATAL!

 

O Natal tem um significado muito grande, não apenas religioso, mas sobretudo cultural e isto, inevitavelmente se alia a um sobreenvolvimento económico. Nem tudo é negativo, movimento de dinheiro gera riqueza. Mas infelizmente para todos nós, essa riqueza é cada vez mais atribuída a empresas estrangeiras, concentradas em centros comerciais descaracterizantes dos espaços urbanos, ao invés de mobilizar a economia nacional, que era o que de facto necessitavamos.

  

Desta feita, este Natal optei por um mimo para os mais próximos, que para além de criativo e estimulante, sai muito mais leve aos bolsos: biscoitos de Natal. É verdade! E antes que desvalorizem, digo-vos - tem muito valor, pois é feito pelas mãos de quem nos oferece, que neles colocou o seu tempo, esforço e amor. E nenhuma camisola comprada pode superar o espírito natalício de biscoitos de Natal. Aliás são super simples de elaborar. Pode até juntar os mais novos (e mais velhos também) na cozinha, transformando numa experiência de família.

 

Querem ver o resultado?

 

biscoitos (2).jpg

 

  

Podiam também povilhar com cacau em pó, canela, açúcar, ou ainda decorar com glacé ou chocolate derretido. Fiz duas variedades - biscoitos de azeite e de manteiga. Ficaram deliciosos!

  

Aproveitei para fazer vários embrulhos e oferecer biscoitos a toda a gente, com um cartãozinho de Natal. Querem ver?

 

embrulho (2).jpg

   

Quem quer a receita?

 

 

 


Mais 4 sobremesas que permitem pecar

por Happy & Healthy, em 23.12.14

Aqui vos apresento mais 4 opções para sobremesas saudáveis, com receitas muito práticas, para os mais gulosos. São todas opções de sabores de inverno, para vos confortar o estômago.

 

1. Pudim de abóbora

  

Esta receita foi baseada numa de encontrei no My Recipes. As pequenas alterações, permitem que possa desfrutar sem culpas.

 

pudim de abobora.jpg

   

Ingredientes:

 

6 colheres (de sopa) de açúcar; 2 colheres (de sopa) de farinha maizena; 3/4 de chávena de leite magro; 1 ovo; 1/2 chávena de abóbora cozida; 1 colher (de chá) de extrato de baunilha; 1/2 colher (de chá) de canela; 1 pitada de sal; 1 pitada de noz moscada; 1/4 chávena de noz picada; 1/4 chávena de creme de leite.

  

Preparação:

  

Num tacho de tamanho intermédio, combine 6 colheres de açúcar com a farinha maizena e leve a lume médio.

 

À parte, misture bem o leite com o ovo. Depois, adicione gradualmente esta mistura ao tacho, mexendo sempre. Deixe ferver durante um minuto, sem parar de mexer, e posteriormente retire do lume.

 

De seguida, junte a abóbora, com o extrato de baunilha, a canela, o sal e a noz moscada, num recipiente, batendo bem. Depois, adicione este preparado ao tacho anterior, levando novamente ao lume brando, deixando cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre, sem contudo deixar ferver.

  

Por último, divida o pudim por 4 tacinhas de sobremesa, cobrindo com pelicula de plástico, e arrefeça-o.

   

Bata o creme de leite com a batedeira, até ficar firme, e decore com 2 colheres de creme de leite e uma de noz.

  

 

2. Soufflés de Chocolate Duplo

 

Esta receita foi também adaptada do My Recipes, a pensar nos amantes de chocolate, que sei que são muitos. E acreditem, o chocolate tem os seus benefícios!

 

double chocolate.jpg

 

Ingredientes:
 
  
Soufflé: 1/2 chávena e duas colhetes (de sopa) de açúcar; 3 colheres (de sopa) de farinha; 3 colheres (de sopa) de cacau amargo; 1 pitada de sal; 1 1/4 de leite magro; 100g de chocolate (meio doce) picado; 1 colher (de chá) de extrato de baunilha; 1 gema de ovo grande; 6 claras de ovos tamanho grande.
   
Molho: 1/3 chávena de açúcar; 2 colheres (de sopa) de cacau amargo; 1 colher (de sopa) de farinha; 1/2 chávena de leite magro; 15g de chocolate picado pouco doce.
 

Preparação:
 
Posicione a prateleira do forno na ranhura mais baixa e pré-aqueça a 425ºC.
Comece pela preparação dos recipientes onde colocará o soufflé (entre 6 a 8), burrifando-o com azeite e polvilhando-o com 2 colheres de açúcar. Reserve.
 
 
Para o soufflé, junte o açúcar, a farinha, o cacau e o sal num tacho tamanho médio, levando ao lume médio. Mexendo sempre, adicione, gradualmente, o leite e leve à fervura durante cerca de 2 minutos, até engrossar ligeiramente e, em seguida, remova do lume.
 
  
Adicione o chocolate e misture até obter um preparado suave. Transfira para um recipiente largo e arrefeça á temperatura ambiente.
 
  
À parte, junte a gema de ovo à baunilha. Também noutro recipiente, bata as claras em castelo. Envolva cerca de 1/4 destas claras na mistura de chocolate e, de seguida, o resto.
 
Delicadamente, coloque este preparado nas formas e molde a massa para que fiquem semelhantes. Leve os recipientes ao forno e, depois de os colocar, reduza a temperatura para 350ºC, cerca de 40 minutos.
 
Para o molho, leve o leite a lume médio, e adicione o açúcar o cacau e a farinha, mexendo bem. Deixe ferver até engrossar um pouco (cerca de 1 minuto), mexendo sempre. retire do lume e adicione o chocolate, envolvendo até obter uma mistura suave. Sirva com os soufflés quentes. 

  

 

3. Bolo de cenoura húmido

 

Este bolo de cenoura, retirado do My Taste, é tem uma receita bastante simples e prática, com poucos ingredientes, muitas vitaminas e um resultado excecional.

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Ingredientes:

 

750g de cenoura cozida em puré; 300g de açúcar; 3 ovos; 4 colheres (de sopa) de farinha; raspa da casca de 2 laranjas.

 

Preparação:

Junte o puré da cenoura com o açúcar. Adicione primeiramente os ovos, e depois a farinha e a raspa.

 

Coloque numa forma untada e leve ao forno (200º, aproximadamente 15 minutos, baixando depois para 160ºC, durante 40 minutos).

 

  

4. Papaia recheada

 

Por último, esta receita de papaia recheada é excelente para os mais naturalistas. Muito prática, simples e rica em nutrientes. Retirei-a no livro 'Cozinha Atual', concebido por nomes conceituados da nutrição em Portugal, uma excelente opção para quem quer fugir aos doces e aos quilos extra nestas datas festivas.

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Ingredientes:

600g de papaia madura; gengibre fresco em juliana q.b.; 200g de bolachas integrais de amêndoa sem açúcar; 60g de passas; sumo de limão q.b.; 60g de amêndoas torradas partidas; açúcar amarelo q.b.; 2 iogurtes magros; hortelã em juliana q.b.

  

Preparação:

 

Corte a papaia ao meio e retire as sementes cuidadosamente.

À parte, esmigalhe as bolachas, pique o gengibre, as passas e as amêndoas. Junte tudo e recheie as metades de papaia. Leve ao forno pré-aquecido - 200ºC por 10 minutos.

  

Para servir, disponha a papaia num prato e decore com o iogurte e hortelã.


Para um pequeno-almoço saudável!

por Happy & Healthy, em 19.12.14

Ontem foi dia de festa cá em casa. A 18 de Dezembro comemora-se o aniversário da minha querida progenitora.  Ofereço-lhe muitas vezes livros, nomeadamente romances históricos, visto que é uma leitora bastante assídua.

 

Porém, este ano queria algo mais original. Já há algum tempo que lhe falava de outras opções para o pequeno-almoço, para além do típico copo com leite, acompanhado de pão. Uma vez que já tem cuidado com a alimentação e evita cereais típicos, mesmo aqueles cujo rótulo afirma ser sem açúcar ou dietético, infelizmente não correspondem à real composição dos alimentos.

 

Posto isto, ofereci-lhe um pequeno cabaz com possíveis alimentos que pudesse introduzir na refeição matinal. Procurei introduzir algumas opções novas. O que acharam?

 

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Este cabaz contou com:

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Foi difícil encontrar flocos sem açúcar, depende das marcas. Hoje em dia, tudo leva açúcar. É preciso olhar para os rótulos! Estes contêm menos de 1%. Existem vários flocos - aveia, cevada, centeio,... - é uma questão de procurar. São ótimos para juntar ao iogurte ou para adicionar ao pão (para quem faz em casa).

  

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Ao cabaz, juntei estas sementes de linhaça, que ajudam a emagrecer, a controlar a glicémia, o colesterol e as inflamações; melhoram o trânsito intestinal e o sistema imunitário e ajudam ainda a combater alguns tipos de cancro.

 

A par destas sementes, existem alternativas, com outros tantos benefícios (de sésamo, girassol,...). Vale a pena juntar uma colher ao iogurte, ou no batido, por exemplo.

 

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O chá é uma ótima alternativa ao leite, pois hidrata o organismo e tem diversas propriedades benéficas, dependendo do chá, havendo uma panóplia de escolhas para todos os gostos. Escolhi este da lipton, simplesmente porque procurava um sabor refrescante para começar o dia.

   

Neste caso, a menta proporciona benefícios a nível de doenças alérgicas e respiratórias, contando também com propriedades analgésicas e anti-cancerígenas, além de promover a digestão, a imunidade e a saúde oral. Já os frutos vermelhos são conhecidos pelas suas propriedades anti-oxidantes.

 

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Estas tortitas de arroz integral, com cerca de 0,5% de açúcar, são também uma opção ao pão. Pode-se acompanhar com fiambre de frango ou perú, queijo magro ou doce light, por exemplo. 

  

Para completar, juntei alguma fruta biológica, nozes/amêndoas também biológicas e iogurtes naturais.

  

Este cabaz permite já várias combinações de pequeno almoço: Iogurte, que podemos acompanhar com cereais, sementes, nozes/amêndoas e fruta (como já tinha sugerido em 'Iogurte com quê?!'); sumo de fruta (laranja, maçã, kiwi) ou chá, juntamente com tortilla ou pão escuro, que temos sempre em casa!

  

 

 

 


O Natal também é Decoração

por Happy & Healthy, em 17.12.14

 

 

O Natal é cor, é vermelho e branco, entrecortado por ramos verdejantes. O Natal é decoração luminosa na alma das famílias, é paz no seu lar. O Natal é sabor, é doce e macio. O Natal é o cheiro de abóbora que se funde no ar com o aroma de bacalhau. É festa, família, união, uma confusa harmonia entre cerimónia e cumplicidade. É o conforto da lareira. O Natal é emoção por todo o lado e em todos nós. O Natal é um dia especial que deveria ser a regra. É a casa decorada, silenciosa, envolta numa serena suavidade, aguardando por vozes familiares que darão vida àquela noite de amor.

  

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Doces de Natal Light

por Happy & Healthy, em 16.12.14

Quer evitar aqueles quilinhos a mais que o acompanham sempre no Natal? Mas apetece-lhe mesmo aquele docinho? O Happy & Healhy tem a solução ideal! Aqui pode encontrar versões saudáveis para os seus doces natalícios tradicionais. E...bom apetite!

 

 

Fatias Douradas no Forno

  

Ingredientes:

 

1 pão comprido de padaria já duro; 3 ovos; 1 lt de leite; 3 cascas de laranja; 1 pau de canela.

 

Confeção: 

 

Ferva o leite, juntamente com a canela e as cascas de laranja e deixe arrefecer.

  

Corte o pão em fatias finas (aproximadamente 1,5 cm). Posteriormente, demolhe o pão em leite e de seguida em ovo.

  
Disponha as fatias num tabuleiro forrado de papel vegetal (não há necessidade de untar). Polvilhe com canela e açúcar e leve ao forno aos 180 ºC, cerca de 20 minutos. Ficam deliciosas.

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Para quem prefere a calda, embora seja preferível a opção em cima descrita, tenho aqui uma sugestão que retirei do blog MyTaste, que é a seguinte:

  

Ingredientes: 150 grs açúcar; 1 pau de canela; 1 casca de laranja; 1,5 copos de água

 

Confeção: Leve ao lume esta mistura, até que o açúcar se dissolva. 

  

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Sonhos de Natal light

 

Ingredientes:

(para aproximadamente 18 sonhos)

 

100ml leite aquecido (com uma casca de limão); 1 colher de sopa de azeite; 1 ovo; 1 colher de sopa de açúcar granulado; 1/4 colher de chá sal; 1/4 colher de chá de noz moscada moída; 1/2 colher de chá de fermento seco; 175g farinha + extra para amassar.

 

Confeção:

 

Num recipiente, junte o açúcar, o sal, a noz moscada, o fermento e a farinha, misturando os ingredientes. De seguida, faça uma pequena cova no centro, para introduzir os restantes elementos da receita, amassando bem, até formar uma massa homogénea.

Polvilhe a superfície do recipiente com farilha e deixe a bola de massa repousar durante cerca de 3/4 de hora, envolvendo com um pano, para que mantenha uma temperatura quente durante este tempo.

Em seguida, estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha, para obter uma massa com cerca de 1 cm de altura. Use um cortador de bolachas ou mesmo o um copo, para recortar vários círculos de massa. Com cada círculo, faça uma bola e leve ao forno quente, cerca de 30 hora.

 

Quando retirar, pode polvilhar com açúcar e canela, ou pincelar com geleia light de sabor à escolha.

 

 

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Tronco de Natal Happy & Healthy

 

Ingredientes para o tronco: 

3 ovos; 100g de açúcar; raspa de laranja; 1 cenoura média ralada; 70g farinha; 2 iogurtes magros; 1/2 colher de sopa de fermento; 1 colher de sopa de água morna
 
Ingredientes para a cobertura: 
 

1 tablete de chocolate picado (recomendação: chocolate negro); 6 colheres (de sopa) de leite magro; 1 colher (de sopa) de gelatina em pó sem cor; 1 colher (de chá) de adoçante dietético para forno e fogão.

 

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Confeção do tronco:

 

Junte todos os ingredientes numa massa homogénea, tendo o cuidado de separar as claras. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as finalmente com a massa inicial. Estenda numa forma retangular forrada com papel vegetal. Leve ao forno durante cerca de 12 minutos, a 180ºC.

 

Quando retirar, deixe repousar. Posteriormente, cubra com um papel vegetal (se ajudar, pincele-o com azeite), e enrole cuidadosamente a massa. Se tiver dificuldade em entender o processo, pode visualizar este vídeo demonstrativo. Reserve.

 

Confeção da cobertura:

 
Em banho-maria, derreta o chocolate, juntando o leite.  Quando estiver totalmente derretido, retire um pouco para misturar com a gelatina numa taça à parte e, de seguida, junte tudo. Se tiver dificuldade em segurar a cobertura no bolo, pode melhorar a textura juntando um iogurte magro.
  
Desenrole o tronco, para retirar o papel vegetal, barre com o preparado de chocolate e volte a enrolar, cortando-o e decorando com a cobertura a gosto, simulando um tronco de Natal. Pode retirar ideias do vídeo em cima colocado. Bom apetite!
 

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Quiche de Natal

por Happy & Healthy, em 15.12.14

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Anda à procura de uma receita diferente para o Natal? Pois é, o bacalhau no prato com as couves, pode rapidamente passar do tradicional ao aborrecido.

 

A minha sugestão é que reinvente a ementa tradicional, com um toque de modernidade, sem afetar a linha ou a saúde. Como tal, deixo-vos aqui esta receita tão saudável e nutritiva, como saborosa, composta pelo típico bacalhau, acompanhado de espinafres, sendo não só uma receita natalícia, mas para todo o ano.

 

Ingredientes

 

Massa: 250 g de farinha; 1 dl de azeite; 1 ovo; 1 pitada de sal.

  
Recheio:
 
2 postas de bacalhau cozidas ou assadas; 4 dentes de alho; 0,5 dl de azeite; 1 ramo de salsa; 1,5 dl de leite magro; 2 ovos grandes; 100 g de azeitonas pretas cortadas em rodelas; 280g de espinafres congelados; 250g de espinafres previamente cozidos; 250 g de cogumelos laminados (opcional); água q.b; sal e pimenta.
 
  
 

Confeção

 

Para a massa:

  • Regar a farinha com o azeite e o ovo;
  • Acrescentar um pouco de água e de sal, até obter uma massa moldável;
  • Esticar a massa e forrar a forma, previamente untada, com a massa;
  • Ajustar os bordes e reservar.
  • Pode levá-la ao forno durante 12 minutos a 200ºC, com feijões por cima.
Para o recheio:
  • Desfiar ou lascar o bacalhau, previamente cozido ou assado, retirando-lhe as espinhas e a pele (durante a cozedura, pode-lhe juntar um pouco de leite magro para melhorar a sua textura);
  • Preparar um refogado com um fio de azeite, o alho, o bacalhau, salsa picada, os cogumelos e os espinafres também já cozinhados;
  • Espremer os espinafres o quanto possível, para evitar excessiva humidade na quiche que pode levar a uma massa final mais pastosa;
  • Reservar.
  • À parte, bater o leite juntamente com os ovos, temperando com sal, pimenta e azeitonas em rodelas.
  • Verter o recheio para a massa.
  • Levar ao forno aquecido a 250ºC, durante cerca de 25 minutos ou até os ovos estarem cozinhados.
  • Servir bem quente acompanhada de legumes.
  • Decorar a gosto e bom apetite!
 
 Créditos de imagem | Pinterest

Há dias que nos surpreendem...

por Happy & Healthy, em 02.12.14

Há dias que nos surpreendem...

  

Hoje contatei com uma senhora que adotou uma criança da Libéria. O menino agora de oito anos de idade, que foi acolhido por esta família portuguesa ainda enquanto bebé, tem um irmão mais novo, esse já biológico, caucasiano. Ao contrário, A é de raça negra, além de HIV positivo.

  

Hoje senti-me redutora, perante tamanho gesto de humanidade. Observando esta mulher, que se movia sob uma figura simples, prática, e até ligeiramente desleixada, constatei que é um erro pensarmos que são necessárias grandes posses para ajudarmos os outros, quando na verdade um valor pequeno é mais do que suficiente para alguém que vive já praticamente sem nada. Um valor pequeno que ganha muito mais valor.

  

Por muito que goste de imaginar o melhor em mim, de recriar na minha mente o meu futuro 'eu' numa versão sofisticada e melhorada, não sei se algum dia seria capaz de acolher alguém nestas condições. Confesso que não sei se algum dia seria generosa e completa o suficiente para tamanho gesto.

 

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E nesta certeza, de que como eu tantos outros, há uma parte de esperança neste nosso futuro que se perde, que esbarra contra a ambição de achados superfulos que todos usamos para vivermos a ilusão de um mundo moderno e perfeito.

 

Contudo, é ao ver gestos como este, que a parte de mim que ainda se comove com os contos de fadas infantis, se sente esperançosa com a possibildade real de um mundo melhor.

  

Hoje senti que valeu a pena.


Volta, feriado!

por Happy & Healthy, em 01.12.14

Alguém com saudades do feriado?

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