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Happy & Healthy

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Looks para o ginásio

por Happy & Healthy, em 23.01.15

Girls, esta é para vocês!

 

É das que se sente motivada em treinar com um simples look novo? Está na altura de apostar na roupa de treino, então! O segredo é mantê-lo simples e confortável. De resto, dê asas à imaginação... e (a parte importante) bom treino! ;)

 
Aqui ficam algumas inspirações.

 

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 Just do it!

 

 


Pãezinhos de Baunilha Light

por Happy & Healthy, em 21.01.15

Andava aqui a vaguear pela internet, quando me deparei com estes apetitosos pãezinhos de baunilha. De água na boca? Eu estou! E por isso, mostro-vos a minha versão desta receia para que se possam deliciar sem culpas!

 

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Ingredientes:

250 mL de leite morno; 25g de fermento natural; ½ colher de chá de sal; 100g de açúcar (opcional); 1 iogurte natural magro; 1 colher (sopa) de essência de baunilha; 1/2 colher (sopa) de canela; 50g de azeite; 600g a 1 kilo de farinha sem fermento (pode substituir metade da quantidade por integral).

 

Receita:

1. Dissolva o fermento em leite morno e deixe repousar por 10 minutos (ou ate começar a espuma).

2. De seguida adicione a essência de baunilha, a canela, o sal e o iogurte, batendo bem. Depois, junte a farinha, intercalando o azeite. Neste passo é necessária alguma sensibilidade: é necessário juntar farinha suficiente para obter uma massa macia e húmida, sem colar aos lados da tigela, mas sem exageros que tornem o pão duro e seco.

3. Quando tiver finalizado o passo anterior, tape a massa com um pano de cozinha e deixe levedar por 1 hora ou até duplicar em tamanho.

4. Agora prepare ao seu gosto. Aqui ficam as minhas sugestões:

  • Fazer pequenas bolas, semelhante a um pão normal;
  • Cortar em triângulos e fazer mini-croissants

5. Por fim, pincele com um ovo batido

6. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC (10 minutos) ou até os pães começarem a dourar.

7. Pode comê-los simples ou recheá-los com doce light (fuja da manteiga). Ficam divinais.

 

Bom apetite!! :)

 

Créditos de imagem | Life in a lofthouse


Rissóis vegetarianos no forno com 0% de gordura

por Happy & Healthy, em 20.01.15

Ontem à noite tirei o serão para fazer rissóis. Cá em casa tinhamos muito o hábito de fazer rissóis no forno quando era preciso desenrascar algo para o jantar. No entanto, embora pareçam inofensivos, estes rissóis não constituem um hábito alimentar saudável porque estão carregadinhos de conservantes, gorduras e outros que tais, sendo maioritariamente pré-fritos.

 

Por isso decidi fazer os meus próprios rissóis, com 0% de colestrol e gorduras saturadas. Além disso, é excelente, porque uma receita dá para cerca de 30 rissóis (dependendo do tamanho de cada) e permite congelar para refeições posteriores em que seja preciso o tal "desenrasque". Fui um pouco à aventura, porque foram os primeiros que fiz sozinha, mas ficaram deliciosos e super saudáveis. Poderá ser uma boa ideia para sua casa!

 

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Para o recheio:

 

Ingredientes: Meia chávena de soja desidratada; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 1 cenoura pequena ralada; 1 colher (de chá) de orégãos; 1 colher (de chá) de pimentão doce; 1 colher (de chá) de pimenta branca; 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo; 1 tomate maduro picado, sem casca; 1 chuchu; raspa de casca de limão; azeite e sal q.b.; 1/3 de chávena de água.

 

Confeção: Coloque a soja fina num recipiente com água para  hidratar, durante cerca de 20 minutos. À parte, refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite, temperando com sal, até alourar. Posteriormente, adicione os legumes e as ervas aromáticas, aguarde que estes cozam. Passe tudo com a varinha mágica, para obter uma mistura mais homogénea e por fim, adicione a farinha, a raspa de limão e, por último a soja. Deixe cozer e está pronto.

 

Para a massa:

 

Ingredientes: 2 chávenas de água; 2 chávenas de farinha de trigo (pode-se usar metade da quantidade em farinha integral); 2 colheres (de sopa) de azeite; sal a gosto. Opcional: casca de limão.

 

Confeção: Junta-se a água com o azeite e o sal, num tacho, levando ao lume até levantar fervura. Nesta altura, junta-se a farinha toda de uma vez e mexe-se com vigor até descolar. Quando tal acontecer, junte a massa e coloque-a em superfície povilhada com farinha. Amasse-a, estenda-a com o rolo da massa, e com o bordo de um copo recorte pequenos círculos.

 

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Para finalizar:

 

Ingredientes: 1 ovo; pão ralado integral q.b.; salsa.

 

Confeção: No centro de cada círculo de massa, coloque uma colher de chá de recheio (adeque a quantidade, ao tamanho dos círculos). Dobre o círculo e cole as bordas para obter uma meia-lua.

 

À parte, prepare um prato com um ovo batido, pode adicionar um pouco de água (ou ainda se não quiser usar o ovo, pode subtituí-lo por um pouco de farinha com água), e outro prato com pão ralado integral e salsa bem picada.

 

Passe os rissóis pelo prato com ovo e polvilhe-o com pão ralado e coloque-o num tabuleiro polvilhado com farinha (ou se quiser congelar, disponha num recipiente próprio, dividindo em porções certas para uma refeição). Leve ao forno a 200ºC, entre cerca de 15-20 minutos.

 

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E voilá, ficam estaladiços e deliciosos, e sem culpas, porque o único colestrol que possuem provém do ovo, sendo insignificante a proporção por pessoa, e a única gordura que possuem é a de azeite, considerada benéfica para o coração. Acompanhe com uma boa salada e desfrute!

 


Em forma com Sara Sampaio!

por Happy & Healthy, em 17.01.15

Qual é o português que não sente aquele orgulho nacional ao ver a Sara desfilar nas passereles da Victoria Secret? E, admitam lá, para além do orgulho vem também uma pontinha de ciúme do corpo perfeito que as angels exibem.

 

Pois bem, acabaram-se as desculpas, porque a Sara vem desvendar os seus mistérios. Descrevendo-se como uma amante de variantes de box, admite que o seu 'truque' é manter o corpo em forte para uns bons "kicks".

 

No entanto, garante haver uma preparação básica e, neste vídeo, partilha dicas bastante simples e práticas que se podem fazer em casa, para atingir um corpo forte e desenhado. Perfeito para pôr em prática este fim-de-semana! Já estão equipados?

 

 

1. Parte superior do corpo

 Neste vídeo, Sara elogia um treino com 'murros', garantindo que fortalecem os ombros e braços. Para além disto, propõe a seguinte série de exercícios:

 
- 15x elevações laterais (+ 15x com banda elástica);
- 15x elevações para trabalhar os trícepetes;

 

 

2. Parte inferior do corpo

Manter umas pernas fortes é essencial para um treino de box, mas também para a corrida e muitos outros desportos, ou simplesmente, para estar em forma. A Sara mostra-nos a seguinte série:

 

- Saltar à corda durante 3 minutos;
- 15x lunges
- 15x kick-backs (ou a sua variação com extensão/elavação);
- 15x hip bridges.
 

 

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Para manter o corpo saudável é preciso resiliência. Uma sessão de treinos é uma conquista, mas não é suficiente. Há que persistir. Podem em breve esperar mais inspiração da Sara Sampaio aqui. Mantenham-se focados e...bom treino!


As primeiras leituras de 2015

por Happy & Healthy, em 05.01.15

Os livros que farão as honras deste 2015 pertencem a dois Josés que já há muito tinha curiosidade de conhecer.

 

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O primeiro, José Rentes de Carvalho, um autor que apesar da longa idade é conhecido pela jovialidade que deposita nas suas criações literárias. De entre as suas obras disponíveis, escolhi esta um pouco ao acaso, talvez secretamente cativada pelo palco da história - Sevilha. Bem, posso-vos dizer que a expectativa é alta.

    

Em segundo lugar, José Rodrigues dos Santos, um autor que tem dado muito que falar, e sobretudo este Natal deve ter sido, arrisco-me a dizer, um dos autores no top das oferendas natalícias, devido à invasão do seu novo sucesso nas livrarias do país - 'A Chave de Salomão'. No entanto, creio que a fama é fundamentada e, por isso mesmo, optei por esta obra, um pouco menos óbvia, que se debruça sobre os tempos salazaristas. Irá impressionar?

  

Há alguma sugestão? :)


Happy & Healthy agora no Blog lovin

por Happy & Healthy, em 05.01.15

Para todos os blog lovers, agora podem seguir o Happy & Healthy no Bloglovin:

 

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O H&H foi ao 'O Desemprego deu Nisto'

por Happy & Healthy, em 05.01.15

Querem uma boa notícia?! Calma!, não é preciso tanta excitação, eu revelo já: O Happy & Healthy foi entrevistado! Sim, é verdade.

 

A Patrícia Pereira, do blog 'Desemprego deu Nisto', anda por aí a fazer umas perguntinhas, e...deu nisto:

Querem espreitar?

 

' A desempregada perguntou, e eles responderam'

 

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E como o prometido é devido (e não querendo começar mal este ano e chatear os deuses da sorte), aqui vos deixo as receitas dos deliciosos Biscoitos de Natal. Apesar de os ter apelidado desta maneira, podem ser aplicados a muitas outras épocas festivas (e não festivas)! Experimentem!

  

Biscoitos de Azeite

  

 

Esta é uma receita muito antiga cá em casa, pois é tão simples e saudável, quanto deliciosa e uma receita ainda dá para uma boa quantidade. Digo que é uma opção saudável porque, ao contrário da maioria dos biscoitos, este usa gordura de azeite, poliinsaturada, considerada como benéfica para o coração. Fica a dica.

 

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Ingredientes: 3 ovos; 125g de açúcar; 500g de farinha; 1,2 dL de azeite; 1 colher (de chá) de canela em pó.

 

Preparação: Misture o açúcar com 2 ovos inteiros e 1 gema. Junte-lhe o azeite e bata bem. Adicione a canela e a farinha e amasse com as mãos, até obter uma massa ligada. Molde a massa em formatos ao seu gosto (a forma original é de 'S', mas para o Natal desenhei outras letras e corações, enfim, é como quiser!). Barre-os com a clara do ovo que sobrou, para lhe dar algum brilho.

 

Sugestão: Pode substituir o açúcar, por igual porção de erva-doce em pó.

 

Se for iniciante e tiver dificuldade em manusear a farinha, assim como a descolar-la das mãos, exponha-a numa superfície polvilhada de farinha e adicione-lhe um pouco mais deste ingrediente (mas não em demasia). Também pode experimentar, untar as mãos com azeite.

 

Por fim, leve ao forno quente por 20 minutos e, depois de arrefecerem, polvilhe com açúcar e canela. Prontinhos!

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Biscoitos de manteiga

 

A segunda receita, apesar de usar manteiga, certamente que será uma opção mais saudável às ofertas disponíveis nos supermercados, fugindo a todos os extra adicionados à comida processada. Prefira sempre homemade.

 

Esta receita foi a primeira vez que se fez cá em casa (não posso receber os louros, pois fui apenas a ajudante), mas garanto que é igualmente prática a sua confeção, uma vez que se ganha o jeito. Retirei-a do blog Camicado, sendo que neste já usamos formas com forma de menino e menina, que posteriormente puderíamos decorar com pormenores natalícios. Ora vejam:

 

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Ingredientes: 3 ovos; 500g de farinha de trigo; 300g de açúcar; 250g de margarina; 2 colheres ( de chá) de fermento em pó; 1 colher (de chá) de essência de baunilha.

 

Modo de preparação: Misture todos os ingredientes, amassando bem. De seguida, exponha a massa resultante numa superfície enfarinhada. Para obter os biscoitos finais, eu proponho o seguinte.

Separe um pouco de massa e, à parte, estenda essa massa com o rolo até obter uma grossura fina (lembre-se que crescerão no forno e que normalmente as formas têm tamanhos grandes - adeque a espessura à sua). Corte então com o cortador que escolheu e, ainda com o cortador, retire as bordas que sobraram, juntando à massa anterior. E assim sucessivamente, um a um, é mais fácil (especialmente para iniciantes).

Leve ao forno pré-aquecido (cerca de 180º) em forma enfarinhada até os biscoitos ficarem dourados.

 

Cobertura: Eu acabei por não fazer cobertura (achei que assim já estavam bem fofos). Mas para os mais perfecionistas, sugiro tanto desenhos com glacé, ou cobertura de chocolate (com a qual pode tanto desenhar, como mergulhar metade da bolacha em chocolate e deixar que seque). Ambas as opções são viáveis e visualmente atraentes. Ficam, em baixo, algumas ideias. Quem se arriscar que mostre o resultado final? Será que descubro alguns talentos ocutos por aí?

 

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