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Happy & Healthy

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Será o fim, também o início?!

por Happy & Healthy, em 17.02.15

No princípio é o verbo: os olhares cruzam-se, os corações palpitam, os sorrisos esboçam-se timidamente. O primeiro beijo abre uma janela de oportunidades, um futuro de escolhas em aberto, de folhas em branco, preenchidas com o peso das expectativas.

 

Do verbo para o adjetivo, dos melhores para os menos bons, chega então o declínio, a desilusão, o choque da inesperada realidade. O transtorno dos defeitos, das reações inapropriadas, que não encaixam na idealização do outro. Chega o delírio do ciúme, o trovejar do passado inesperado, o segredar de segredos escondidos e, depois de algumas súplicas e mudanças falhadas, surge final e derradeiramente, sob um pano de silêncio pesado, o fim.

 

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Será o fim, também o início?!


Ovo + Abacate = Pequeno-almoço nutritivo

por Happy & Healthy, em 04.02.15

Quem anda à procura de sabores diferentes para um pequeno-almoço energético. Esta é uma excelente ideia para saírem da rotina, além da sua preparação ser super-rápida, este promete!

 

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Muito simples a preparação, sugerida pelo Epicurious:

 

1 - Corte o abate ao meio e retire o caroço.

 

2 - Escave um pouco do abacate, na parte central, com uma colher de sopa, para abrir espaço para o ovo.

 

3 - Equilibre os abacates num tabuleiro/recipiente que vá ao forno, para auxiliar ao equilíbrio pode usar feijões secos ou sal grosso, por exemplo.

 

4 - Ponha alguns condimentos a gosto no 'buraco' escavado no abacate e, depois, coloque delicadamente o ovo no local destinado - aconselho primeiro a verter o ovo para um recipiente e posteriormente a passar para o abacate.

 

5 - Tempere o abacate por cima e adicione todos os extra que desejar - desde verdura, a cubos de fiambre, por exemplo.

 

6 - Leve ao forno a cerca de 230º durante 10 a 12 minutos, ou até as claras estarem cozinhadas, sem deixar secar a gema.

 

7 - Adicione mais condimentos ou um acompanhamento leve ao prato (umas tostas, por exemplo) e delicie-se.

 

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Dica nutricional : Este é um ótimo pequeno-almoço para sair da rotina, principalmente para os que têm dias agitados pela frente. O abacate é um alimento rico em nutrientes e em gordura boa para o organismo. Contudo, convém não abusar, até porque ovos devem-se comer um limite de dois por semana, com especial atenção para as pessoas que têm colesterol elevado. Mas para limpar o paladar dos habituais cereais e dar uma força extra para um dia difícil ou especial é uma opção a considerar!

 

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E se o pão tivesse fruta?

por Happy & Healthy, em 01.02.15

Nos últimos tempos tenho-me confrontado com a constatação de que a nossa alimentação está excessivamente comercializada. Quero com isto dizer que dependemos dos supermercados para toda a base da nossa alimentação, e nesta indústria os alimentos são alterados de forma excessiva para agradar o consumidor, cativar o paladar e desprezar a saúde. Inclusivamente muito do pão que compramos tem açúcar e isso não pode ser bom.

  

O ideal seria então comprarmos os alimentos mais básicos e confecionarmos as refeições em casa, livre de corantes, conservantes, açúcares desnecessários, apelando a um paladar que se satisfaz com a riqueza dos sabores existentes na natureza, desvalorizando os artificiais, pois o paladar também se educa.

 

Como tal, ontem armei-me em dona de casa, e resolvi recrear o meu próprio pão. Sou amante do pão integral e das suas vantagens nutricionais, mas em vez do tradicional, resolvi adicionar-lhe um pouco de vitaminas de açúcar natural e então fiz duas variedades: pão de maçã e canela vs pão de banana e côco. Digo-vos que foi dificil eleger o vencedor. E sabe tão bem um pãozinho quente, nestes dias tão frios de inverno. Deixo-vos esta sugestão para acompanhar as vossas tardes de domingo deste chuvoso Fevereiro. Super saudável, como sempre! ;)

 

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Pão Integral com Maçã e Canela

  

Ingredientes: Para a massa - 1 chávena de leite; 1,5 chávena de água; 30g de fermento; 500g de farinha de trigo sem fermento; 500g de farinha integral; 4 colheres (de sopa) de flocos de aveia; 2 colheres (de sopa) de sementes de linhaça; 1 colher (de sopa) de azeite; 1 colher (de sopa) de canela; 1 colher (de chá) de erva doce; 1/2 colher (de chá) de sal. Para o recheio - cinco maçãs cortadas, sem casca; nozes picadas q.b.

 

Confeção: Aqueça o leite e a água até ficarem mornos. Dissola o fermento na água. Num recipiente à parte, junte a farinha, os flocos, as sementes, a canela, a erva-doce e o sal. Depois adicione a água e amasse bem; junte o leite e volte a amassar até formar uma massa uniforme que despegue das mãos. Por último junte o azeite. Ponha o recipiente num lugar quente (embrulhado num pano ou até no forno baixo e deixe levedar até que a massa atinja cerca do dobro do tamanho).

 

Assim que isto suceder, estará pronto para formar os pães recheados, na forma que desejar. A que lhe proponho é que estenda a massa em forma retangular. No terço central do retângulo disponha a maçã com a noz e polvilhe com canela. Dobre um dos lados de forma a cobrir o recheio e, por cima, volte a dispor mais maçã com noz e canela e dobre o outro lado, de forma a cobrir este novo recheio. Posteriormente, torça a massa delicadamente e, coloque num tabuleiro polvilhado com farinha. Pincele a massa com ovo e polvilhe com canela. Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 minutos.

 

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 Pão de banana e côco

 

Ingredientes: Para a massa - 2 chávenas de farinha sem fermento; 1/2 chávena de farinha integral; 1/2 chávena de flocos de aveia; 1,5 chávena de leite de côco morno; 1 colher de chá de essencia de baunilha; 2 bananas esmagadas; 2  iogurtes naturais; 1 colher (de chá) de fermento em pó; raspa de limão. Para o recheio: 2 bananas cortadas às rodelas, noz picada, côco ralado.

 

Confeção: Às farinhas, flocos de aveia, fermento e canela, acrescente à vez o leite de côco, os iogurtes, as bananas esmagadas, a baunilha e o limão. Bata tudo muito bem.

 

Numa forma de pão forrada com papel vegetal, deite camadas da massa intercalada com camadas de rodelas de banana e noz. Quando terminar, pincele com ovo e polvilhe com côco ralado. Leve ao forno pré-aquecido, a cerca de 180º cerca de 45 minutos. Sirva quente acompanhado de um chá. Vai saber maravilhosamente.

 

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