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4 pequenos-almoços saudáveis para as crianças!

por Happy & Healthy, em 01.06.15

A pensar nos pais apressados que nunca sabem o que dar aos mais pequenos de manhã, fiz este post com algumas sugestões.

 

Tudo porque o pequeno-almoço é a primeira refeição, depois de um longo período em jejum, que não deve ultrapassar as 8 horas, sendo por isso muito importante. Deve representar 20% do conteúdo calórico diário.

 

É fundamental que os pais se responsabilizem pela qualidade alimentar do pequeno-almoço, porque a criança vai comer aquilo que lhe dão e é uma excelente oportunidade para moldar os hábitos dos mais pequenos. Convém também que a criança não torça o nariz ao que lhe põem à frente, não é? É difícil, eu sei. Mas não vamos desistir já, pois não? Tenho aqui algumas sugestões! ;)

 

 

1. Iogurte recheado

 

Sirva um iogurte natural e junte-lhe uma peça de fruta cortada às rodelas. Adicione ainda flocos de aveia, um punhado de frutos secos e polvilhe com canela.

 

http://www.simplebites.net/wp-content/uploads/2011/08/fruit-bottom-yogurt-landscape.jpg

 

 

2. Versão convencional

 

O velho copo de leite com pão é sempre eficaz e saudável. Evite juntar açúcar ou chocolate à bebida. Quanto ao pão, escolha os de mistura ou integrais e acompanhe com queijo fresco, fiambre de aves, creme de barrar, azeite ou um ovo cozido fatiado, por exemplo. Evite pão branco ou de forma, pois têm açúcares adicionados e elevado índice glicémico. Acrescente também uma peça de fruta ou alguns vegetais à refeição.

 

http://sm1.imgs.sapo.pt/mb/V/0/6/eT5o4oKZFhfubUqNIv,Rsw0c_.jpg

 

 

3. Papas de aveia com fruta

 

Pode optar por papas de aveia, juntando um pouco de fruta e canela. Se as deixar preparadas de véspera, poupará tempo durante a manhã. Pode ver a receita aqui.

 

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4. Versão especial

 

Se for um dia especial e quiser fazer um miminho ao seu mais que tudo, pode optar por um smoothie de fruta ou um leite com cacau, acompanhado de panquecas de iogurte saudáveis (aqui). Evite adicionar-lhe toppings com açúcar, há sempre opções mais naturais ;).

 

FNK_Pancake-Breakfast-Casserole_s4x3.jpg

 

É fundamenta evitar alimentos com açúcar (bolachas, bolos, leite com chocolate, sumos de pacote, os típicos cereais vendidos para as crianças, etc).

 

Experimente variar as diferentes opções para que a criança não se aborreça. Pode inclusivamente fazer um quadro semanal e envolver o seu filho na preparação desta refeição, incutindo-lhe a responsabilidade de hábitos saudáveis e poupando o seu próprio tempo, de manhã. Assim matam-se dois cajados de uma só coelhada... ;)

 

Que vos pareceram estas sugestões? :)

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4 comentários

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De Catarina a 01.06.2015 às 18:27

Adorei as sugestões! São óptimas, saudáveis e capazes de agradar a todas as crianças. É como dizes, há que lhes moldar os hábitos desde pequeninos.
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De Happy & Healthy a 01.06.2015 às 21:58

Exatamente :) Muito obrigada*
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De Maria Araújo a 01.06.2015 às 22:10


Estes pequenos almoços até para os adultos são bons.
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De Happy & Healthy a 01.06.2015 às 22:31

São ótimos para toda a família ;)

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