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Happy & Healthy

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6 Atitudes para uma mente forte!

por Happy & Healthy, em 26.11.14

Já dizia o outro, "mente sã, corpo são". Nos dias de hoje, com o stress e ansiedade a que vivemos constantemente associados, ou poderei mesmo dizer pelos quais alguns de nós vivem assombrados, o paradigma toma outra força. E como o hábito faz o monge..., parece que estou num dia de provérbios!

   

Mas abro aqui um parêntesis para explicar este provérbio. Nós criamos as nossas rotinas segundo gostos pessoais e consequências das ações, faz parte de todo processo de aprendizagem. Nós fazemos uma ação e, se a consequência for positiva, ou prazerosa, temos a tendência para tornar a repeti-la. E repetimos. E repetimos. Até que se torna um hábito, e assim construímos uma rotina.

  

Quando associamos uma ação com algo prazeroso temos vontade de a fazer, mesmo antes de qualquer sensação, mas na esperança que nos sentiremos bem posteriormente. Da mesma forma, se imaginamos que uma ação será desconfortável, dolorosa ou não contribuirá de alguma forma para o nosso bem-estar, fugimos, evitamo-la a ela e a coisas relacionadas com a mesma, eventualmente.

   

Isto parece óbvio, mas é necessário que tenhamos consciência deste mecanismo para percebermos como se constroem os nossos medos, as nossas fobias, os nossos maus hábitos mentais, assim como para percebermos que somos capazes de os desconstruirmos, de forma tão possível como foi a sua construção.

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Tudo o que vemos não é o real, mas sim uma construção simbólica que fazemos do real, do que está à nossa volta, com muitíssimas influências, com base na nossa educação, no modo como os outros vivenciam o que os rodeiam, nas experiências vividas, na própria inteligência, consciência e perspetiva de cada um.

  

Uma mente forte constrói-se de dia para dia, tijolo sobre tijolo, a par de um corpo são, para alcançar um bem-estar pleno.)

  

Até aqui tudo bem, mas, fechando os parêntesis, e como o hábito faz o monge, como construímos nós esse hábito? Como criamos uma mente sã? Em baixo encontrará uma pequena lista de estratégias que deve adotar para iniciar esta jornada que é a mudança. Começar é o primeiro passo!

    

   

1. Ver a realidade com objetividade e otimismo

  

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Não existe bom, nem mau. Existe diferentes formas de percebermos as coisas que nos rodeiam, podendo assim ter um impacto positivo ou negativo sobre nós.

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Quando estamos perante uma situação que nos parece negativa, se não conseguimos encará-la de forma positiva, devemos tentar ter um olhar realista.

  

Os obstáculos estão lá. Vão surgir quando menos esperarmos, sabemos disso. Caímos muitas vezes, o segredo é levantar de imediato. Esta forma de pensar proporciona a motivação e força necessárias a qualquer atividade na vida. Permite-nos perder o medo do desconhecido e encarar o que possa surgir como um desafio, uma oportunidade de crescer, de ser melhor, no fundo uma nova experiência.

 

  

2. Ambicionar a completude, ao invés da felicidade

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A busca incessante pela felicidade pode ser prejudicial à nossa estabilidade emocional, incutindo o constante medo da tristeza.

  

Não nos podemos considerar vítimas de um destino cruel que veio arruinar a nossa vida perfeita. Os obstáculos fazem parte da vida e cabe-nos a nós criar alternativas criativas para tirarmos o melhor partido deles. Podemos ou chorar e ter medo, ou encontrar uma solução que nos faça inclusivé estar grato por eles. É importante reconhecermos que nos fazem crescer e que as emoções negativas devem coexistir com as positivas para que nos possamos tornar pessoas completas.

 

O importante é, em qualquer circunstancia, manter a calma. É impossível estar sempre feliz. O possível e alcançável é estar sempre calmo.

 

 

3. Viver no presente

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Pessoas depressivas vivem no passado, pessoas ansiosas vivem no futuro, pessoas mentalmente fortes vivem o aqui e o agora.

  

Vão buscar a experiência do passado para tomar decisões, a esperança no futuro para manter a motivação e a preserverança, mas o foco está no presente que lhes permite encarar a realidade de forma mais objetiva.

 

 

4. Ser persistente

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Um estudo realizado por The Duckworth Lab, revelou que a obstinação é a principal característica para o sucesso, ultrapassando qualidades como o QI, a inteligência emocional, a aparência e a saúde física. A preserverança é essencial quando se quer vencer a longo prazo.

 

Ter os objetivos bem presentes, são uma motivação que faz bem à mente, desde que dentro dos limites aceitáveis. permitindo-nos encarar um obstáculo como um desafio e, sobretudo, acreditar no nosso valor e capacidade.

 

 

5. Saber quando desistir

 

A desistência não é sinónimo de fragilidade, de fraqueza. Muitas vezes, mostra de sensatez.

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É necessário reconhecer que somos responsáveis pelas nossas ações, mas as consequências das mesmas já estão fora do nosso alcance e, como tal, quando chega a altura em que podemos dizer - "Tentei tudo, mas não consegui", talvez esteja na altura de perseguir outros sonhos.

 

 

6. Amar a vida

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A nossa vida é construída por nós. É preciso fazê-lo de forma equilibrada, não podendo ser só trabalho/estudo, ou só família, ou só amigos e diversão. O quotidiano deve ser um conjunto de tudo isto em conta, peso e medida. Temos que sentir esse equilíbrio, que valorizar o que conquistámos, desejando e festejando o sucesso - o nosso e o dos outros!

 

 

Em tom de conclusão, podemos dizer que a resistência mental depende de três principais características - percepção, ação e vontade.

 

Aceitar que há coisas que não controlamos e encontrar força, energia e motivação para lidar com isso, é uma característica fundamental para ultrapassarmos os nossos medos, quaisquer que eles sejam. O mundo exterior deve ser perspetivado de um modo saudável, de modo a que não vejamos nele um inimigo, mas sim a tela de fundo para uma vida cheia de cor.

 

 

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 "And may you always remember that obstacles in the path are not obstacles, they ARE the path."

Jane Lotter

 

 

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