Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Happy & Healthy

Happy & Healthy


6 receitas vegetarianas de ficar com água na boca!

por Happy & Healthy, em 05.10.14

1 - Curgete Recheada

        
No blog 'Comedores de Paisagem' podemos encontrar esta deliciosa receita mediterrânica.
        

Nesta receita, são necessárias 2 curgetes, 1 tomate, 2 dentes de alho, 1 cebola pequena, 1 colher de pão ralado, azeite, sal, pimenta preta, salsa e/ou cebolinho e sumo de limão q.b..

                          

 

2 - Mapo Tofu Picante

    
Esta receita asiática, cheia de exotismo, pode ser encontrada no site 'Vegan Miam'. Trata-se de um prato mais elaborado, tanto na confeção, como no sabor e, apesar de não ser tão prática para o dia-a-dia, vale para uma ocasião especial.
      

 Para a receita, serão necessários os seguintes ingredientes: Seitan tradicional, tempeh ou cogumelos shiitake picados grosseiramente; tofu do tipo silken ou firm, fatiado em cubos; óleo de sésamo; açúcar bruto; molho de soja light; sal; óleo de chilli; dentes de alho; pasta de feijão picante; malaguetas vermelhas; pimenta; água a ferver; algum tipo de amido, como farinha de arroz; talo de cebolas verdes.

 

             

3 - Esparguete com beringela

     
Esta receita tão prática, como deliciosa, descobri-a no blog 'Miscelânea Milanesa', onde todos os artigos são inspirados na magnífica cidade de Milão.
              

 Para obter esta deliciosa refeição, necessita reunir: uma beringela média ou meia grande; molho de tomate italiano natural; meio pacote de spargetti nº3 sem ovos; 8 azeitonas pretas, lavadas e sem caroço; meia cebola roxa; 1 dado de legumes; manjericão e sal a gosto; azeite de oliva.

 

                           

 4 - Sobremesa de Banana

   
A autora do blog 'O Canto da Petrolina' sugere aos seus leitores a receita de uma sobremesa super rápida que lhe saciou a vontade de doces num destes domingos. E olhem só, que bom aspeto!

 Para a confeção, os ingredientes necessários são: 1 banana; 1 colher de sopa de farinha de milho; 1 colher de sopa de leite de soja; 2 colheres de chá de cacau sem açúcar; 1 colher de chá de fermento.

 

                     

5 - Vichyssoise de Batata-doce com Sementes de Abóbora e Gengibre

    
É no blog 'Casal Mistério' que podemos encontrar a deliciosa receita desta vichyssoise clássica de alho francês, com batata-doce. Tão simples e fácil, vale a pena experimentar!
        

 Para esta receita, há que reunir: 3 alhos franceses; 5 dentes de alho; 4 batatas doces médias; 6 chávenas de caldo de legumes;1 chávena de feijão branco cozido;1 noz de óleo de coco; 1 colher de sopa de azeite; sumo de 1 limão;1 colher de chá de sal; 2 colheres de chá de açafrão (opcional); Pimenta para dar sabor.

 

                 

6 - Hambúrguer de Grão e Beterraba

   

Dizem que um bom vegetariano tem sempre à mão uma receita de hambúrguer, daquelas em que carne, nem vê-la! Como tal, para entrar neste novo mundo, pareceu-me  essencial partilhar este prato convosco. E certamente foi nisso mesmo que pensou a autora do blog 'Oficina das Papitas'.
           

 Para esta receita, os ingredientes necessários são: grão de bico demolhado de véspera; mistura triturada de: pão, casca de limão, ervas aromáticas, sal e pimenta; aveia seca; 1 ovo; 1 cebola; 2 dentes de alho; meia beterraba previamente cozida em água, sal e vinagre; salsa picada a gosto; sal; pimenta; cominhos; fio de azeite.

 

          

Comentário final

O vegetarianismo tem bastantes benefícios de que podemos usufruir se o introduzirmos, mesmo que parcialmente, no nosso quotidiano. Para a adesão a 100% desta prática é preciso imenso cuidado e conhecimento, para que o corpo não se ressinta com eventuais défices nutritivos e vitamínicos.

    

É necessária atenção, uma vez que uma receita vegetariana não é sinónimo de receita saudável. Esta prática, pode incluir o uso de gorduras e açúcares desnecessários e prejudiciais para o organismo, como os fritos. É essencial que tenha uma mente crítica e que ponha em prática os ensinamentos do artigo '8 Substituições na cozinha (e na vida!)' . Todas as receitas podem ser feitas com as devidas substituições ;)
                              

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D