Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Happy & Healthy

Happy & Healthy


8 Substituições na cozinha (e na vida!)

por Happy & Healthy, em 17.09.14

Quantas vezes nos deparamos com aquele prato de aspeto divinal, mas evitamos confecioná-lo porque nos estraga a dieta? Este artigo vem socorrê-lo! Indico agora simples substituições que pode fazer para tornar os seus pratos mais saudáveis e igualmente apetitosos.

 

1 - Substituir óleo/manteiga/margarina/natas

 

 

Estes ingredientes são sinónimos de comidas com alto teor de gordura. Podem ser facilmente substituidos por iogurte natural, banana triturada, courgette ralada ou beterraba. Para saber qual melhor se adapta a cada caso, o mais indicado será por tentativa e erro. A beterraba, por exemplo, é aconselhada em bolos de chocolate, sendo que uma vez ficando camuflada, a cor não se revela um problema. Na maioria das situações o novo participante satisfaz perfeitamente o seu papel.

 

2 - Substituir óleo e azeite

 

 

 

Estudos mais recentes defendem que o azeite é uma fonte de gordura mais saudável que o óleo, por possuir ácidos gordos polinsaturados, ou seja, a gordura que possui é de caráter protetor. Assim, devemos sempre substituir o óleo por azeite.


Contudo, o azeite em excesso, como qualquer outra gordura, é prejudicial à saúde. Os fritos, mesmo em azeite, devem ser evitados. Além do mais, é preferível que use em refugados o mínimo possível, apenas o suficiente para os alimentos não queimarem. Para compensar, pode-se adicionar polpa de tomate, ou ainda melhor, tomates frescos, uma vez que eles próprios se tornam posteriormente numa pasta, ficando o resultado igualmente saboroso.

 

3 - Substituir leite gordo ou meio gordo por leite magro

 

 

Esta é uma solução bastante óbvia e simples. O leite magro mantém as propriedades dos outros leites, mas apresenta menores quantidades de gorduras saturadas consideráveis. É uma excelente opção em vários tipos de pratos, nomeadamente sobremesas (por exemplo: leite creme, arroz doce, crepes, etc), ou mesmo para consumo no dia-a-dia. Pode haver uma ligeira alteração na consistência, mas é possível ajustá-la inserindo um outro ingrediente, como a farinha, ou acrescentando a dose de outro já existente na receita.

 

4 - Juntar farinha integral à farinha branca

 

 

Uma alteração com vantagens para a saúde é a substituição de uma dose 100% refinada de farinha, por outra que inclua tanto farinha branca como farinha integral, farinha de arroz, etc. Esta última possui maior teor de fibra e, como tal, aumenta a sensação de saciedade além de melhorar o trânsito intestinal.

 

Além do mais pode substituir todos os hidratos de carbono pelas suas versões integrais, desde pão, a massa e arroz.

 

5 - Reduzir quantidades

 

Esta é a solução mais óbvia e, apesar de não se poder aplicar em todos os casos, pode revelar-se uma grande ajuda na maioria. Reduzir a quantidade de açúcar ou de ovos, por exemplo, são medidas que não alteram em muito o produto final, mas fazem grande diferença no organismo.

 

6- Trocar de carne

 

Outra substituição significativa na sua saúde é optar por carnes brancas e magras (frango, coelho, perú, etc) em vez de carnes vermelhas. Hoje existem tantas especiarias disponíveis para dar mais sabor aos pratos que não faz sentido deixar de aderir a medidas que promovem a nossa própria saúde.

 

7 - Utilizar chocolate com 75% de cacau

 

 

Nas suas receitas, opte por chocolate com maior teor de cacau, uma vez que quanto maior a quantidade deste, menor a concentração de açúcar. Opte, de preferência, pelo chocolate negro.

 

8 - Substituir o açúcar

 

 

Como já disse anteriormente, a quantidade de açúcar pode ser facilmente reduzida na confeção do alimento, sem que se note significativamente no resultado final. Aliás, se o fizer regulamente, acaba por adaptar o seu paladar.

 

No entanto, existem também alternativas para substituir parte do açúcar, como adoçantes naturais (é necessário ter algum cuidado com as referências, certificando-se que o que usa é de qualidade), mel (uma fonte natural), e fruta (alimento que possui frutose natural, adicionando também outros nutrientes ao preparado final).

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D