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Happy & Healthy

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A moda do pilates

por Happy & Healthy, em 03.09.14

A sua figura fina, de curvas delineadas, atravessava pausadamente a sala. Os longos cabelos castanhos, apanhados rigorosamente, deixavam livres e bem visíveis os movimentos exagerados das maçãs do seu rosto, com que exemplificava o exercício: « Inspira para reposicionar, expira para levantar. Quero ouvir a respiração bem alto.», exigia. Todos os seus súbditos seguiam a demonstração, alinhados em duas filas, com respirações multisonoras, abafadas pela suave escolha musical da morena.

 

 

Sempre tive alguma curiosidade relativa ao pilates, devido ao crescente interesse dos famosos por esta prática, fazendo-a virar moda. A minha primeira experiência de aula de pilates revelou-se mais exigente do que esperava. Já tinha tentado em casa, guiada por vídeos no youtube – pode descobrir alguns na playlist de Happy & Healthy -, mas realmente é daquelas modalidades que convém uma orientação inicial. Isto porque, pelo menos eu, percebi que tinha muito pouca consciencia do meu corpo, algo bastante necessário para a realização dos exercícios propostos. Diferencia-se do yoga por ser mais técnico e exigir alguma força, tanto que um dos seus principais benefícios é exatamente o fortalecimento da musculatura abdominal.

 

Os dois elementos fundamentais no pilates são o alinhamento espinal – desde a coluna cervical ao cóccis – e a força muscular do núcleo - abdominal e espinal. Portanto, durante os exercícios o foco deve estar entre estes e a manutenção de uma respiração controlada. Deve também haver uma consciência inicial em manter os ombros baixos, “longe da cabeça”, e esta, por sua vez, o mais direita e esticada possível, como se um cordão de marioneta a puxasse. Os diferentes exercícios que se fazem mantendo esta postura base proporcionam uma concentração nos movimentos do corpo e nos seus sinais internos, abstraindo os praticantes do mundo lá fora e restantes pensamentos.

 

Tudo isto permite desenvolver vários benefícios como um aumento do controlo físico e mental: melhora da postura, uma vez que fortalece os músculos erectores da coluna, redução do perímetro abdominal, maior consciência corporal, melhora da flexibilidade; aumento da concentração, diminuição do stress, promoção da sexualidade, prevenção de patologias como a incontinência urinária.

 

Dica: Este treino é ótimo, pois além de relaxante, tem uma componente fortificante, melhorando a capacidade corporal a vários níveis. Além do mais é desafiante especialmente ao início. O ideal será juntarem a esta, uma atividade mais ativa, para obterem o melhor dos dois mundos. Vá, faça, experimente. São sempre novos saberes, nada se perde.

 

Cuidados: Informe o instrutor se estiver grávida, se padecer de doenças de coluna ou outras condições ou patologias que considere importantes. Aconselhe-se também do nível mais adequado para si. Bom treino!

 

 

 

Carolina Dieckmann

 

 

 

Marcia Cross e Gisele Bundchen

 

 

 

 Este artigo faz parte da rúbrica Ginásio, a quanto obrigas?!.

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