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As 7 maravilhas da água com limão

por Happy & Healthy, em 24.07.15

Certamente desse lado já ouviram falar das maravilhas da água de limão em jejum, embora, muito provavelmente, não saibam ao certo de que maravilhas se tratam. Eu elucido-vos. ;)

 

Eu própria já bebi desta fonte, há cerca de 3 anos, altura em que as análises acusaram uma subida de colesterol - os genes não perdoam. Foi então que ouvi falar numa mesinha caseira que envolvia regar um copo água de beringela, com umas gotas de limão, e beber em jejum. Verdade ou não, em conjunto com alteração do estilo de vida, o facto é que o colesterol baixou.

 

Não sejamos, contudo, sensacionalistas. Penso que a normalização das análises se deveu ao conjunto de todos os fatores. Mas ainda assim, acredito nos benefícios desta técnica.

 

Isto porque a fórmula, apesar de simples, consegue atuar a diferentes níveis. A água, só por si, hidrata o corpo, equilibrando os diferentes sistemas e acordando o organismo. Acho sempre, por bem, beber água pela manhã, mesmo que sem limão. Por outro lado, este citrino, munido de vitamina C e de outros elementos importantes, potencia a ação ao nível do metabolismo, do sistema imunitário, do apetite, etc. Resumo-vos os principais benefícios em 7 áreas de intervenção:

 

  1. Desperta e aumenta os níveis de energia;
  2. Hidrata o corpo;
  3. Rejuvenesce a pele;
  4. Elimina toxinas;
  5. Melhora a digestão;
  6. Auxilia na perda de peso e de colesterol;
  7. Fortalece o sistema imunitário.

 

Como podem ver, parece simples e eficaz!

Sugiro, ainda assim, alguma contenção, dada a acidez da bebida. Como saberão, o pH do estômago também é baixo e, desta forma, deve-se pelo menos fazer um interregno após 1 ou 2 semanas de 'terapia'. Além disso, cada pessoa deve estar atenta aos avisos do seu próprio organismo, com especial precaução para quem sofre de úlceras gástricas, azia ou refluxo gastroesofágico.

Ah, e não se esqueçam, a água deve estar preferencialmente à temperatura ambiente.

 

De resto, parece-me uma boa experiência para este verão. ;)

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8 comentários

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De Diana Fonseca a 24.07.2015 às 23:35

Olá. Decidi criar um grupo no facebook apenas com blogues que possuam temas interessantes. Como vi que o teu é um desses, decidi convidar-te a aderir. :)

https://www.facebook.com/groups/1622687214668984/

Cumprimentos,
Diana F. Fonseca.
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De Happy & Healthy a 24.07.2015 às 23:50

Adiro sim, com muito gosto. :))))
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De Maria Araújo a 25.07.2015 às 15:09

Levo uma garrafa para o quarto, porque tenho de tomar Letter em jejum, e de tal forma me habituei que, quase sempre manhã cedo, tenho de beber água, mesmo que já tivesse tomado o comprimido...o meu corpo pede.
A água com limão não faço sempre, vou bebendo quando me apetece e tenho mais sede.
Tenho colesterol alto e tomo medicação, e reparei que nas últimas análises desceu, e atribuo isso à quantidade de courgette que como e porque gosto, pois lera algures que esta ajuda a descer os níveis do colesterol mau.
Hei de procurar a informação e confirmar a veracidade do que aqui escrevi, e porque gosto de courgette, que descobri para a minha alimentação há cerca de uma ano e gostei.
Beijinho
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De João Freitas a 25.07.2015 às 15:43

A melhor maneira de combater o colesterol alto é deixar de comer gordura animal porque é a maior fonte do mau colesterol.. Ou seja, sim tornar-se vegetariano ou mesmo apenas comer carne/peixe etc uma ou duas vezes por semana. E ainda para mais, só traz benefícios à saúde e energia do corpo e mente ! Claro que se deve informar bem de como se alimentar corretamente antes de tomar a decisão. Fica a sugestão =)
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De Happy & Healthy a 25.07.2015 às 21:28

Ora essa é um excelente hábito. Lá está, o limão não se deve usar sempre, mas de vez enquando pode ser uma boa aposta. Já li o mesmo, tanto em relação à courgette, como à beringela (daí a água de beringela com gotas de limão, que eu tomava). O João tem razão, o colesterol é animal, ou seja, os produtos de origem vegetal não têm colesterol, mas ainda assim cada vegetal tem as suas propriedades, e uns podem ajudar mais que outros. Por isso está num bom caminho...:))
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De Happy & Healthy a 25.07.2015 às 21:32

Ah, mas acho que uma pessoa não tem que se tornar vegetariana para reduzir o colesterol. Pode fazê-lo se desejar, mas há outras formas para transformar a alimentação "corrente", numa alimentação pobre em colesterol, como preferir o peixe e carnes magras, além de escolher formas de cozinhar mais saudáveis, como a comida a vapor ou os grelhados... (Já fiz um post sobre isto...).

Mas obrigada pelo comentário João, esse é sem dúvida um dos pontos fortes da cozinha vegetariana (que eu adoro). E a sugestão que deste é bastante válida. ;)
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De Maria Araújo a 26.07.2015 às 13:55


A carne branca, o peixe fresco, os legumes e a fruta, são a minha alimentação.
Mas como , uma vez ou outra carne vermelha.
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De Happy & Healthy a 29.07.2015 às 01:03

Um ótimo plano ;)

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