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Happy & Healthy

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As melhores frutas

por Happy & Healthy, em 09.11.14

Serão todas as frutas aconselháveis a uma alimentação saudável? Farão todas "bem" à saúde?

 

De facto, as frutas são alimentos muito ricos em fibra, vitaminas e minerais, representando assim uma mais valia para a alimentação. E dentro da enorme variedade disponível, podemos variar, sendo que desta variedade talvez abusar mais de umas que de outras...

 

Exemplificando, a maçã e os frutos vermelhos são alimentos com propriedades medicinais reconhecidas.

 

ma.jpg

 

A maçã é uma ótima aliada na redução do colesterol e dos triglicerídeos no sangue, bem como da glicemia, devido principalmente ao seu teor em pectina que impede a absorção de gorduras a nível intestinal, além do que contém propriedades anti-cancerígenas.
Adicionalmente, é rica em ácido ursónico que ajuda o metabolismo a acelerar, queimando mais calorias.

   

Os frutos vermelhos, por sua vez, têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, componentes muito potentes na proteção de cancro, de doenças cardiovasculares e no atraso do envelhecimento.

 

Estas duas têm o benefício de possuirem um baixo índice glicémico. As de que vos falo em seguida já não gozam dessa vantagem.

Frutos-vermelhos.jpg

Exatamente por essa característica, as frutas exóticas são de evitar. A título de exemplo temos a maga e a papaia que além do índice glicémico elevado, se destacam negativamente pelo tamanho que engana. Assim, quando uma pessoa come uma manga, está a ingerir em termos de quantidade o equivalente a duas ou três maçãs.

 

mangos.jpg

   

Como tal, a minha dica é: Se está numa dieta de emagrecimento, evite frutas exóticas. Se, por outro lado, está numa dieta de manutenção, pode comer de vez enquando, pois a variedade é sempre uma mais valia. Mas, quando o fizer, dê preferência a depois da refeição, para que os açúcares não sejam absorvidos em grande escala, e fique pela metade. No dia-a-dia, opte pelas frutas de época, regionais e, preferencialmente, pelas menos doces. ;)

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