Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Sim, é mesmo o que ouvir! «Mas, mas, aquele alimento, diz que faz bem!» Faz! Mas será o mais adequado para quem quer emagrecer? Não necessariamente. Sim, estou a falar de uma dieta para emagrecer saudável! Olhe, repare.

    

Há uma relativa diferença entre uma dieta para perder peso e uma dieta de manutenção de peso, falando sempre dentro dos limites saudáveis. Há alimentos, com propriedades vantajosas para o corpo, mas que poderão não ser os mais adequados quando se quer emagrecer. Confuso? Veja estes exemplos:

     

Frutos secos

frutos_secos.jpg

Têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Contudo, possuem também um elevado teor de gordura. Sim, é verdade que se trata de gordura "boa", insaturada, favorecendo a diminuição de risco cardiovascular. Por esta razão são ótimos para uma dieta de manutenção, numa dose regrada - um punho por dia por exemplo, devido à riqueza das suas características. Porém, não para quem quer emagrecer. Umas 100 gr deste fruto seco, correspondem a cerca de 600 calorias extra.

    

    

Banana

  

banana.jpg

Trata-se de um fruto com muita fibra e grande teor em potássio e magnésio, ótimo para quem tem cãimbras musculares recorrentes. Porém, trata-se de um dos frutos mais calóricos e, como tal, não tão aconselhável numa dieta de emagrecimento. Por outro lado, quem tenha já o peso desejado, pode comer uma banana por dia, sem que isso modifique significativamente o seu peso.

  

 

Conclusão, devemos conhecer as características básicas dos alimentos que fazem parte da nossa dieta, para que possamos fazer uma seleção. Percebe-se assim que para quem quer emagrecer, alguns alimentos mesmo que benéficos, devem ser reduzidos para que não atrapalhem esse mesmo objetivo e, uma vez conseguido, pode reintroduzir estes alimentos na rotina dietétia, em conta, peso e medida!

 

Ajudou?

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

Imagem de perfil

De Xana Ribeiro a 13.11.2014 às 07:22

Olha que não faziam ideia que os frutos secos tinham estas características - andamos sempre apreender
Imagem de perfil

De Happy & Healthy a 13.11.2014 às 09:03

É verdade. São muito nutritivos. Agora que sabe, já os pode incluir na sua dieta
Imagem de perfil

De Xana Ribeiro a 13.11.2014 às 10:21

Obrigada pela dica

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Follow

Instagram