Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




«Como é que ele tem tempo para tudo?»

por Happy & Healthy, em 13.10.15

Tenho andado a mil à hora e sinto cada vez mais que o tempo não pára para que respiremos, o tempo não espera que nos apeteça sair da cama ou que tenhamos coragem de o enfrentar. E é nesta carruagem em movimento constante, que intercalo fases de letargia, com outras de vontade intensa. Mas quando o motor arranca finalmente, é tal a vontade de viver, de ver, de fazer, que o simples ato de dormir, parece uma necessidade insensata, uma puro desperdício de tempo.

Foi então que decidi ler mais sobre gestão de tempo e a primeira coisa que aprendi foi: o tempo não se gere. O tempo passa e pronto, não se pode gerir. O que podemos de facto controlar é a nossa auto-gestão, o planeamento e o compromisso, e isso sim, faz toda a diferença. De facto, assim como decidir atribuir uns minutos a aprender como fazer uma melhor gestão das minhas atividades, aprendi que essa é a chave de todo o processo. A vida é feita de escolhas, e se não há tempo para tudo, a única solução é ESCOLHER. Deixo-vos umas dicas gerais e sintéticas, para que não percam mais tempo que o estritamento necessário. ;)

blog.jpg

  

  

1º Passo: Fazer uma to-do list.
  

2º Passo: Filtrar a "to-do list", segundo requisitos rígidos, respondendo, relativamente a cada tarefa, três questões básicas:

 

  • Vale a pena fazê-la? A tarefa fará realmente diferença no futuro?

 

  • Posso automatizar esta tarefa? Se há essa possibilidade, apesar do processo de programar os próximos passos possa ser demorado, a longo prazo esta opção irá poupar bastante tempo.

 

  • Posso delegá-la? Se for possível atribuir determinada tarefa a alguém, apesar de exigir tempo de adaptação, a longo prazo a pessoa será capaz de realizar a tarefa na perfeição, poupando bastante tempo.

 

3º Passo: Agendar e planear as tarefas, que sobreviveram ao filtro implacável, é um imprescindível. Impõe-se a questão: vou realizar esta tarefa agora, ou mais tarde?

 

  • Se a tarefa deve ser realizada esta semana, agenda-a no teu plano semanal, enão esquecendo de estimar o tempo necessário de forma realista. É imporante que neste plano, reserves tempo para descansar, para fazeres exercício e te divertires. A vida não pode ser feita de obrigações.

 

  • Se a tarefa pode esperar, então nessa altura, deverás submetê-la novamente ao filtro, porque as nossas prioridades mudam constantemente.

  

4º Passo: Vou fazer esta tarefa? Ah, talvez... Talvez, não. Por favor, tudo menos talvez. Ou sim, vou. Ou não, não vou. Pois assim que te decides e te comprometes com essa decisão, tudo fica mais claro e preciso na mente e na agenda. Ser positivo e decidido faz parte da estratégia. A vida é feita de opções, não há como fugir.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

De Miguel Alexandre Pereira a 19.10.2015 às 00:07

Belas dicas, uma boa organização permite a que seja tudo possível de fazer. Gostei imenso do post :D

http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Follow

Instagram