Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Happy & Healthy

Happy & Healthy


Corrida: 11 dicas para recomeçar!

por Happy & Healthy, em 31.03.15

Vou contar-vos uma história!

 

Há cerca de dois anos, estava eu com uns quilinhos a mais do que o desejável. Para mim, mesmo que não concordem, principalmente quando as hormonas atacam, mais fácil que controlar o apetite, é mexer-me! E assim comecei a correr, simplesmente porque era prático. Confesso que a ideia inicialmente me parecia monótona: «Pôr uma perna à frente da outra?», que desinteressante. Contudo, forcei-me a fazê-lo, porque, no fim de contas, era o mais prático e económico. Bastava equipar-me, fazer uns alongamentos e sair de casa. E o que é facto, é que a corrida me conquistou.

 

Corria pela manhã, o sol sempre me deu uma certa energia. Refastelava o meu iogurte natural com banana, morango, cereais, linhaça e nozes, e ia. Com o meu mp3. Ia tão envolta nos meus pensamentos, que nem dava pelo tempo. Quando passava uma música mais energética, eu instintivamente acelerava. Parecia que descarregava o meu stress no movimento, e quanto mais rápido, melhor me sentia. Era quase uma espécie de terapia. E, no fim, depois de todo o suor, de todo o esforço, de três vãos de escada que ainda tinha que subir, estava pronta a enfrentar um dia, cheia de força!

 

Mas, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades! E eu, que mudei de cidade, mudei também de hábitos... para pior. Mas está na altura de voltar! Por isso vos digo: não olhem à aparente monotonia da corrida. Experimentem. E, podem sempre alternar com outros desportos que vos pareçam mais atrativos. Nem só de corrida, vive um corredor.

 

correr.jpg

 

 

Aqui ficam algumas dicas para os que, como eu, vão voltar à pista:

 

1. Começar lentamente: Se o corpo não aguenta, é melhor não forçar demasiado. Comece alternando períodos de corrida, com períodos de caminhada, a cada 5 minutos.

 

2. Não esquecer a playlist: Se o problema era a monotonia, então este é um item essencial. Escolha uma playlist bem animada.

 

3. Estabelecer um objetivo: Uma técnica bem simples para manter a motivação e ter a noção do progresso. Pode estabelecer um percurso mais longo, ou uma corrida final, o que interessa é que não desista.

 

4. Arranje um parceiro de corrida: Esta pode ser outra técnica para aumentar a motivação, se tiver um amigo com objetivos semelhantes aos seus.

 

5. Aquecimento e alongamento: São passos essenciais para prevenir lesões e dores muscular. Aquecimento antes e alongamento depois, não esquecer!

 

6. Mantenha uma postura correta: Manter-se direito, com os cotovelos a 90º, facilitará a corrida.

 

7. Variedade, por favor!: Tente alternar no seu circuito corrida rápida, lenta, em terreno plano ou inclinado. Esta técnica permitirá um treino mais completo.

 

8. Adicione alguns exercícios localizados: Potenciará o seu treino e ajudará a notar os resultados mais rapidamente.

 

9. Pare lentamente: Não passe de uma corrida acelerada para o repouso total. Termine com uma caminhada para diminuir lentamente a frequência cardíaca.

 

10. Refeição e hidratação pós-treino é obrigatória: Depois de um gasto energético elevado, tem que repor as reservas do organismo, mas com escolhas saudáveis, para não estragar o trabalho feito.

 

11. Mantenha os seus pés felizes: Algumas técnicas simples são fazer rolar debaixo dos pés uma garrafa de água freca, uma bola de golfe ou uma bola de ténis. Faça-o algumas vezes por semana. Eles agradecem.

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D