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Ginásio, a quanto obrigas?! - Yoga

por Happy & Healthy, em 30.08.14

A sala, mergulhada numa luminosidade reduzida, era invadida por uma ausência de som, apenas contrariada na voz firme, e ao mesmo tempo, estranhamente suave, do seu locutor. O grupo desenhava corporalmente movimentos lentos e elegantes que, de transição progressiva, lembravam uma dança delicada. Os elementos moviam-se em plena sintonia, como árvores que balançam levemente ao sabor do mesmo vento. Por fim, as árvores falaram: «Namasté».

 

 

Já há muito que ouvia falar nos inúmeros benefícios do Yoga, mas só ontem me rendi aos encantos da arte e, devo confessar, quase adormeci dominada pela tranquilidade oferecida na experiência. O professor garantiu que os efeitos começavam a ser visíveis a partir de três semanas de prática, obviamente que quanto maior a frequência da mesma, melhor. Como havia muitos alunos inexperientes na sala (e ainda bem!), dedicámo-nos a posições mais básicas que mantinhamos durante menos tempo.

 

Iniciámos deitados, apenas focados na respiração, inicialmente abdominal, depois torácica, seguida da clavicular e, por fim, a última que engloba os três tipos - respiração yóguica. A sequência de posições que para mim se revelou mais relaxante foi criança-gato-cobra, não sei se pelos movimentos em si, ou se pela altura em que foi integrada na aula. No fim, retornámos à posição inicial, deitados, com os braços ao longo do corpo de palmas viradas para cima, apenas respirando. Quando voltou a falar, estremeci. Estava envolta nos meus pensamentos, mas já subconscientemente. O tempo havia terminado. Todos nos levantámos para juntar as mãos em frente ao peito e proferir a habitual palavra. Todos, excepto a minha colega do lado, permanecera deitada. Com ela fora inevitável, adormecera de facto!

 

 

 

 

 

Benefícios do yoga: alivia o stress, aumenta o apetite, melhora a qualidade do sono, aumenta a flexibilidade, melhora o controlo do movimento, a respiração, o peso, a circulação sanguínea, fortalece a coluna, entre muitos outros físicos, mentais e emocionais.

 

Dica: Pode realizar o treino de yoga em casa, começando pelas posições mais básicas, com a ajudar de algum livro ou de vídeos disponíveis no youtube - pode encontrar alguns no Canal Happy & Healthy.

Contudo, penso que o ideal seria ter o acompanhamento inicial de um profissional capaz de lhe corrigir a postura das posições, o qual poderia complementar com treinos em casa. Mas fica ao critério de cada um. A experiência em si, recomendo!
É um treino para todas as idades, sendo que determinadas faixas etárias, como as crianças, e pessoas que padecem de patologias como da coluna, devem ter uma adequação especial do mesmo.

 

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