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E cá estou eu mais uma vez para vos salvar. Sempre atenta, hein? Pois é, mais uma época festiva, e com ela os seus excessos, as refeições suculentas, os docinhos da avó e o ponteiro da balança a subir. Parece que não, mas em apenas alguns dias lá se vai o trabalho árduo de preparação para o verão. E, eu sei que não é possível resistir, nem eu vos pediria tal coisa...

 

Para vos ajudar, tenho aqui dicas de duas nutricionistas, das quais sigo regularmente os respetivos blogs (e recomendo!): A Nitricionista e Diário de uma dietista.

 

Em baixo apresento-vos 5 dicas de sobrevivência à Páscoa. Prometo que se seguirem à risca o corpo não se vai ressentir, nem a avó vai ficar chateada porque não provaram o bolinho. ;)

 

 

1. Tire partido da tradição

 

Se virmos bem, a tradição mediterrânica é bem saudável. Temos sempre para acompanhar a refeição uma sopa, salada ou legumes. Use isso a seu favor, tentando consumir mais desses produtos, para que o estômago fique "reconfortado" e seja capaz de resistir a outros menos aconselháveis. Deve ainda optar por alimentos grelhados, evitar molhos e, à sobremesa, preferir fruta.

 

 

2. Modere o chocolate

 

Nitricionista deixou-nos alguns truques para não abusarmos no chocolate:

  • Coloque-o no frigorífico, pois saboreará durante mais tempo, e come menos quantidade;
  • Prefira chocolate negro, conhecido pelo seu alto conteúdo de polifenóis e antioxidantes;
  • Evite chocolate com amêndoa, avelã, amendoim ou outros recheios, pois aumentam o seu conteúdo calórico;
  • Acompanhe com fruta, pois diminui a absorção de glicose e aumenta a saciedade.

chocolate.jpg

 

 

3. Coma à vontade, mas apenas no dia de Páscoa

 

Isso mesmo que leu. Se já sabe que não consegue resistir às tentações da Páscoa, o melhor é comer sem culpa. Não é preciso ingerir um leitão inteiro, mas pode cometer alguns excessos apenas naquele dia. Não vale é atacar nos restos, nos dias seguintes.

 

 

4. Na segunda-feira, recomponha-se

 

Nos dias seguintes, deve ter o cuidado de compensar os excessos da Páscoa. O corpo precisará de gastar as calorias que ingeriu em excesso. Tem aqui algumas dicas de como o conseguir.

 

 

5. Eduque as suas crianças

  • É importante que os mais novos compreendam a cultura por detrás da tradição. Desta feita, pode-lhes explicar por que se costumam comer amêndoas e chocolates nesta altura, pois é um bom argumento para que se convençam que só devem ser consumidos no domingo de Páscoa.
  • Interaja com elas: Pode organizar uma caça ao ovo, em que no fim cada um come o que encontrou. Uma forma de restringir a quantidade, de os pôr a mexer, a pensar e a agir em equipa.
  • Atenção à quantidade: a família deve dar apenas um ovo à criança, idealmente entre 100 a 150g. Opte por chocolate negro, pois como já disse anteriormente, é uma opção mais saudável, por oposição ao chocolate branco que é o mais nocivo.

 

crianças.jpg

 Espero ter ajudado! Uma Páscoa Feliz a todos!

 

 

 
 
 

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12 comentários

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De Ana Carolina da Silva a 02.04.2015 às 20:17

Com certeza esse post me será de extrema utilidade!
Ando tentando entrar na linha, e com a páscoa chegando essa tarefa obviamente se torna consideravelmente mais difícil! Ainda mais quando se trata de uma viciada em chocolate como eu!

Tentarei segui-las e que tudo dê certo! Haha

http://eujovemdemais.blogspot.com.br/
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De Happy & Healthy a 02.04.2015 às 21:40

Sofremos todos do mesmo mal! Tudo correrá bem ;)

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De Maria Araújo a 02.04.2015 às 21:38

À excepção do chocolate negro, sou muito comedida na Páscoa e todas as festas católicas, e em todas as outras festas.
Não como amêndoas (nem as compro), mas adoro pão-de-ló.
Já na salada de frutas...exagero.
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De Happy & Healthy a 02.04.2015 às 21:42

Então está tudo controlado! Assim é que é! Quanto ao pão-de-ló, pode fazê-lo em casa e controlar os ingredientes, assim estará a salvo para um excesso extra...

Uma Páscoa Feliz, fiel leitora! :D
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De Mia a 02.04.2015 às 21:56

Achei as dicas excelentes. Vou tentar segui-las á risca :)
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De Happy & Healthy a 03.04.2015 às 00:04

Estou a torcer por si ;)
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De Claudia Persi a 03.04.2015 às 04:50

Passei para te desejar uma Feliz Pascoa junto dos teus.
Tudo de bom!
Abraco de Toronto
http://claudiapersi.blogspot.ca/
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De Happy & Healthy a 03.04.2015 às 12:00

Oooh...Muito Obrigada! Feliz Páscoa também para ti, para os teus e para o teu blog :)

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De Catarina Andrade a 03.04.2015 às 11:29

Boas dicas! Agora vem a parte mais difícil...cumpri-las :)

Obrigada pelo teu comentário no DreamCate :) espero que continues a passar por lá!

Beijinho
http://dreamcate.blogspot.pt/
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De Happy & Healthy a 03.04.2015 às 12:00

Sim, é verdade. Mas vale o esforço.
Claro que passo :) Beijinho
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De Cherry a 03.04.2015 às 15:10

Boas dicas. Mas vai ser difícil cumpri-las, com tanta tentação. Mas eu vou conseguir :) Adorei o blog.
Beijinhos,
Cherry
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De Happy & Healthy a 04.04.2015 às 19:24

Imagino que sim, mas vale a pena tentar, pense no verão...

Boa Páscoa :)

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