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«Às vezes (muitas vezes), dá-me uma vontade incrível de comer doces e não consigo resistir! O que posso fazer para reduzir o meu consumo de açúcar?»

 

Não é fácil resistir aos doces, pois é uma prática que está muito enraizada na nossa sociedade. Ao vermos constatemente doces por todo lado, é complicado fazermos as escolhas corretas. Felizmente, há alguns truques que podemos utilizar. Aqui ficam algumas sugestões.

  

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1. Cuidar da mente

 

Muitas vezes, consumimos doces compulsivamente quando estamos stressados ou chateados com alguma situação. Para diminuir esta dendência emocional relativamente aos doces, tente reduzir progressivamente o seu consumo até à quantidade diária pretendida, ao invés de cortar repentinamente. Assim, possibilita uma melhor adaptação da sua mente ao processo, evitando recorrências.

 

 

2. Longe da vista, longe da boca

 

Não ter doces em casa, ou na gaveta do escritório é meio caminho andado para ter de arranjar uma outra opção, no momento em que lhe der aquela vontade.

 

 

3. Atacar na fruta, na água e em snacks saudáveis

 

É uma prática comum agarrarmos num pacote de bolachas, enquanto o jantar não fica pronto, porque é prático e está ali já à mão de semear.

No entanto, se invés dessa embalagem exposta tivermos outros snacks saudáveis já preparados, será muito mais fácil trocarmos o doce. (Tem aqui algumas ideias).

  

Uma ótima opção é a fruta que, para além do seu açúcar natural, é ricas em fibras, vitaminas e minerais. Um excelente truque para escapar aquela sobremesa calórica no fim do almoço.

 

Outra solução é enganar o estômago com água, sempre que essa vontade lhe surgir.

 

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4. Lavar os dentes

 

Uma boa estratégia para a vontade de doces após o almoço ou jantar, é lavar os dentes logo após estas refeições. Depois desta prática, vai pensar duas vezes antes de expôr os seus dentes brancos a uma mão cheia de açúcar.

 

 

5. Comer regularmente

 

Se mantiver o seu organismo satisfeito e bem nutrido, sentirá menos a necessidade de consumir doces entre as refeições. Opte por refeições bem fracionadas ao longo do dia e evite estar mais de 3 horas sem comer e não esqueça o pequeno-almoço!

 

 

6. Praticar exercício

 

O exercício regular contribui para a diminuição da vontade de comer doces. Além disso, liberta endorfinas, capazes de provocar uma sensação de bem-estar, semelhante à provocada pelos doces. Portanto integre um programa de exercício físico no seu quotiano.

 

Outra técnica que pode integrar é fazer um contrato consigo mesmo. Como por exemplo: "Apetecia-me mesmo aquele bolo. Ok, pode comer uma fatia se antes fizer 20 flexões." Acredite que na maioria das vezes vai desistir de comer o tão esperado doce. (Comigo resulta ;)...).

 

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***

 

Se depois de todos estes truques não conseguir resistir e lhe apetecer MESMO um doce, então pode minimizar o teor em açúcar com as seguintes técnicas:

 

 

1. Limitar a quantidade

 

Se não conseguir fugir, opte por uma quantidade mais reduzida. Pode inclusivamente dividir a sobremesa com um amigo. Aprecie cada pedaço, coma devagar. Delicie-se. Quando terminar a dose, tente lavar os dentes, para evitar comer mais do que se prometeu inicialmente.

 

 

2. Mudar o foco

 

Após a refeição, procure fazer uma atividade dinâmica, que incluindo até um pouco de exercício, afastando o seu foco de mais tentações.

 

 

3. Comer na altura certa

 

Aproveite para matar essa vontade depois de almoço. Como acabou de ingerir uma refeição importante, rica em fibras, a absorção do açúcar será menor.

 

 

4. Optar por sobremesas mais saudáveis

 

Opte por sobremesas com menor teor de açúcar e gordura, e se possível feitas em casa.

Se não resiste ao chocolate, aposte no chocolate preto. Se a sua predileção são as bolachas, escolha as do tipo Maria. Se são os doces no geral, deixo aqui algumas sugestões mais saudáveis.

 

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Espero ter ajudado! E vou conter a minha vontade de ilustrar este artigo com doces apetitosos só para não fomentar a vontade! ;))

 

 

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2 comentários

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De Maria Araújo a 20.05.2015 às 18:59

Gosto de doces, mas não sou muito gulosa.
Por vezes, faz-me falta comer um docinho, mas acontece pensar "não, faz-te melhor comer um pão com queijo ou manteiga, não gastes dinheiro, tens bolachas em casa" e não compro, mesmo.
À noite não passo sem as minha bolachas Maria e de quando em vez, se tiver, um ou dois quadrados de chocolate, que normalmente é preto e com uma percentagem substancial de cacau, também como.
Acho que controlo muito bem as necessidades que tenho de açúcar.
Na verdade, prefiro a fruta.

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De Happy & Healthy a 20.05.2015 às 19:58

Isso são ótimas notícias! Estão mais que provados os malefícios do excesso de açúcar... :/

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