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Happy & Healthy

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Mais 4 sobremesas que permitem pecar

por Happy & Healthy, em 23.12.14

Aqui vos apresento mais 4 opções para sobremesas saudáveis, com receitas muito práticas, para os mais gulosos. São todas opções de sabores de inverno, para vos confortar o estômago.

 

1. Pudim de abóbora

  

Esta receita foi baseada numa de encontrei no My Recipes. As pequenas alterações, permitem que possa desfrutar sem culpas.

 

pudim de abobora.jpg

   

Ingredientes:

 

6 colheres (de sopa) de açúcar; 2 colheres (de sopa) de farinha maizena; 3/4 de chávena de leite magro; 1 ovo; 1/2 chávena de abóbora cozida; 1 colher (de chá) de extrato de baunilha; 1/2 colher (de chá) de canela; 1 pitada de sal; 1 pitada de noz moscada; 1/4 chávena de noz picada; 1/4 chávena de creme de leite.

  

Preparação:

  

Num tacho de tamanho intermédio, combine 6 colheres de açúcar com a farinha maizena e leve a lume médio.

 

À parte, misture bem o leite com o ovo. Depois, adicione gradualmente esta mistura ao tacho, mexendo sempre. Deixe ferver durante um minuto, sem parar de mexer, e posteriormente retire do lume.

 

De seguida, junte a abóbora, com o extrato de baunilha, a canela, o sal e a noz moscada, num recipiente, batendo bem. Depois, adicione este preparado ao tacho anterior, levando novamente ao lume brando, deixando cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre, sem contudo deixar ferver.

  

Por último, divida o pudim por 4 tacinhas de sobremesa, cobrindo com pelicula de plástico, e arrefeça-o.

   

Bata o creme de leite com a batedeira, até ficar firme, e decore com 2 colheres de creme de leite e uma de noz.

  

 

2. Soufflés de Chocolate Duplo

 

Esta receita foi também adaptada do My Recipes, a pensar nos amantes de chocolate, que sei que são muitos. E acreditem, o chocolate tem os seus benefícios!

 

double chocolate.jpg

 

Ingredientes:
 
  
Soufflé: 1/2 chávena e duas colhetes (de sopa) de açúcar; 3 colheres (de sopa) de farinha; 3 colheres (de sopa) de cacau amargo; 1 pitada de sal; 1 1/4 de leite magro; 100g de chocolate (meio doce) picado; 1 colher (de chá) de extrato de baunilha; 1 gema de ovo grande; 6 claras de ovos tamanho grande.
   
Molho: 1/3 chávena de açúcar; 2 colheres (de sopa) de cacau amargo; 1 colher (de sopa) de farinha; 1/2 chávena de leite magro; 15g de chocolate picado pouco doce.
 

Preparação:
 
Posicione a prateleira do forno na ranhura mais baixa e pré-aqueça a 425ºC.
Comece pela preparação dos recipientes onde colocará o soufflé (entre 6 a 8), burrifando-o com azeite e polvilhando-o com 2 colheres de açúcar. Reserve.
 
 
Para o soufflé, junte o açúcar, a farinha, o cacau e o sal num tacho tamanho médio, levando ao lume médio. Mexendo sempre, adicione, gradualmente, o leite e leve à fervura durante cerca de 2 minutos, até engrossar ligeiramente e, em seguida, remova do lume.
 
  
Adicione o chocolate e misture até obter um preparado suave. Transfira para um recipiente largo e arrefeça á temperatura ambiente.
 
  
À parte, junte a gema de ovo à baunilha. Também noutro recipiente, bata as claras em castelo. Envolva cerca de 1/4 destas claras na mistura de chocolate e, de seguida, o resto.
 
Delicadamente, coloque este preparado nas formas e molde a massa para que fiquem semelhantes. Leve os recipientes ao forno e, depois de os colocar, reduza a temperatura para 350ºC, cerca de 40 minutos.
 
Para o molho, leve o leite a lume médio, e adicione o açúcar o cacau e a farinha, mexendo bem. Deixe ferver até engrossar um pouco (cerca de 1 minuto), mexendo sempre. retire do lume e adicione o chocolate, envolvendo até obter uma mistura suave. Sirva com os soufflés quentes. 

  

 

3. Bolo de cenoura húmido

 

Este bolo de cenoura, retirado do My Taste, é tem uma receita bastante simples e prática, com poucos ingredientes, muitas vitaminas e um resultado excecional.

bolo de cenoura humido.JPG

 

Ingredientes:

 

750g de cenoura cozida em puré; 300g de açúcar; 3 ovos; 4 colheres (de sopa) de farinha; raspa da casca de 2 laranjas.

 

Preparação:

Junte o puré da cenoura com o açúcar. Adicione primeiramente os ovos, e depois a farinha e a raspa.

 

Coloque numa forma untada e leve ao forno (200º, aproximadamente 15 minutos, baixando depois para 160ºC, durante 40 minutos).

 

  

4. Papaia recheada

 

Por último, esta receita de papaia recheada é excelente para os mais naturalistas. Muito prática, simples e rica em nutrientes. Retirei-a no livro 'Cozinha Atual', concebido por nomes conceituados da nutrição em Portugal, uma excelente opção para quem quer fugir aos doces e aos quilos extra nestas datas festivas.

Papaya.jpg

  

Ingredientes:

600g de papaia madura; gengibre fresco em juliana q.b.; 200g de bolachas integrais de amêndoa sem açúcar; 60g de passas; sumo de limão q.b.; 60g de amêndoas torradas partidas; açúcar amarelo q.b.; 2 iogurtes magros; hortelã em juliana q.b.

  

Preparação:

 

Corte a papaia ao meio e retire as sementes cuidadosamente.

À parte, esmigalhe as bolachas, pique o gengibre, as passas e as amêndoas. Junte tudo e recheie as metades de papaia. Leve ao forno pré-aquecido - 200ºC por 10 minutos.

  

Para servir, disponha a papaia num prato e decore com o iogurte e hortelã.

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