Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




«Morrer jovem… O mais tarde possível!»

por Happy & Healthy, em 02.09.15

2a94699987223f70d11046aa50cf90e8.jpg

 

 

 

 

Envelhecer é algo que me assusta, simplesmente pelo medo do desconhecido, ou mesmo pela dificuldade que tenho na aceitação da efemeridade de tudo, incluindo de nós próprios. Porém, assim como sei que estamos geneticamente programados para envelhecer, há também evidências de que o meio ambiente condiciona a expressão desses mesmos genes. Quero com isto dizer que temos o poder de, através das nossas escolhas, modelarmos a velocidade com que envelhecemos e de prevenirmos o aparecimento de doenças.

 

Esta é uma área cada vez mais investigada no mundo, parece que todos queremos o elixir da vida. Pois eu tenho aqui 12 gotas dessa poção mágica, no frasquinho da medicina antiaging. Vão querer bebê-la?

 

 

  1. Não é segredo que uma nutrição equilibrada faz milagres. Evitem refeições abundantes, ricas em gorduras prejudiciais, como as saturadas ou as trans.
     
  2. Do exercício não se escapam. Faz mais que bem à saúde, se praticado com segurança e moderação. Meia hora de exercício de intensidade moderada, entre 4 a 7 vezes por semana, é o suficiente.
     
  3. Além do exercício, é importante manterem-se ativos no dia-a-dia, ocupando-se com uma atividade ou um interesse na vida, capaz vos tirar da cama. Não esquecendo, claro, que o descanso é fundamental. Há que reservar momentos de lazer e de férias.
     
  4. Manter o peso ideal e constante é uma premissa chave. Para o conseguirem, sugiro que adotem um estilo de vida saudável ao invés de experimentarem todas as dietas da moda, em sequência.
     
  5. O stress, a ansiedade e a depressão levam-nos a um desgaste físico e psicológico e, caso surjam, sugiro que recorram à ajuda de um profissional. É importante que cuidem da auto-estima, que mantenham um espírito otimista e que se rodeiem de pessoas positivas.
     
  6. A máxima deitar cedo e cedo erguer, não escapa à fórmula. Dormir entre 7 a 8 horas por dia, todos os dias, é o recomendado.
     
  7. Fujam das drogas, incluindo o tabaco e o álcool, pois são aceleradores do envelhecimento, degradando o organismo.
     
  8. Mantenham uma vida sexual ativa, praticando sexo seguro. Em caso de dúvidas, recorram a um médico ou a um centro de saúde, não esquecendo que estão protegidos pelo sigilo profissional.
     
  9. Usar o cinto de segurança ou o capacete, se for o caso, moderando a velocidade, é uma medida eficaz, muitas vezes subestimada.
     
  10. Façam um check-up médico anual, ou de acordo com as recomendações do profissional de saúde.
     
  11. Manter a espiritualidade ou a religiosidade pode ajudar a ultrapassar algumas dificuldades e a diminuir a ansiedade. É uma prática que tem sido associada a uma maior longevidade.
     
  12. Não aceitem de ânimo leve sintomas que vos causem mal-estar, como parte natural do envelhecimento. Devemos tentar combatê-los ou minimizá-lo, com a ajuda de profissionais.
     

   

Certamente, alguns de vós estarão a pensar que estas recomendações não são novidade. Mas pergunto-vos, quantos items cumprem regularmente? A dificuldade está em praticar estas técnicas no dia-a-dia, no seio de uma sociedade em que os maus hábitos estão cada vez mais enraizados. Fica o conselho, nunca é cedo ou tarde para começar. Estimulem o corpo e a mente e lutem para se manterem jovens.

 

* Frase do título é da autoria de Pernette du Guillet

Créditos de imagem | Pinterest

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Imagem de perfil

De Dona Pavlova a 02.09.2015 às 09:15

Então eu sou imortal ;) Cumpro todos os pontos que enunciaste, mas também é bom e benéfico fugirmos um pouco das rotinas de vez em quando ;)
Imagem de perfil

De Happy & Healthy a 02.09.2015 às 18:02

Imortal não digo, mas estás num bom caminho para tirar o melhor partido da longevidade até aos 120 anos, consoante o que os genes e as circunstâncias permitirem. E ainda bem, porque gosto muito de te ter por cá :)
Imagem de perfil

De Gi a 02.09.2015 às 09:30

Tens razão... Muitas vezes as coisas mais básicas são aquelas que nós não cumprimos :)
Imagem de perfil

De Happy & Healthy a 02.09.2015 às 18:02

É não, é? Mas não há nada que não consigamos com persistência ;))

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Follow

Instagram