Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

blog.jpg

 

 

Ainda nem estou em mim com o que me acabou de acontecer e, claro, vou ter que desabafar com vocês!

 

Pensava eu que tinha um blog (quase) insignificante, ainda que girito vá, e eis que surge de repente uma pessoa-muito-indignada, espalhando freneticamente os seus comentários pelo meu blog e facebook fora:

 

"Agradecia que removesse de imediato a minha receita e imagens do seu blog e facebook. Que lata!! Utilizou as minhas fotografias e receita sem autorização, além de dizer que a receita foi adaptada da minha quando é cópia na íntegra."

 

"Agradecia que removessem TODAS as minhas receitas e imagens que estão no vosso BLOG e Facebook, e que forma utilizadas sem autorização. Se não o fizerem o quanto antes terei de proceder legalmente. Grata"

  

"Não podem estar boas da cabeça..."

  

E depois de eu ter respondido...:

"Boa tarde. Removo sem problema algum, só coloquei porque costumo seguir o seu site e gostei das fotografias, apesar de já ter visto as receitas em outros sítios. Além do que coloquei sempre referências e o link directo para a sua página, portanto não se trata de qualquer tipo de plágio. Agradecia que moderasse as palavras, pois tudo se resolve com educação. Com os melhores cumprimentos."

  

...Ainda se sentiu na obrigação de continuar no blog...

"Ponha a mão na consciência. Nunca se usa imagens de outros sem autorização e a lata de dizer que a receita e "adaptada" quando não é mais do que uma cópia. Se já viu a receita noutro lado, vá buscar as imagens e receita a esse lado. Aliás já que e tão criativa e fez a tal receita (as) tira a sua fotografia e adapte a sua maneira. Muito sucesso"

  

  ***

 

Ups, parece que lhe fiz comichão atrás da orelha.

 

Meus queridos leitores, eu sinto-me na obrigação de me explicar:

  

Se seguem o meu blog, já devem ter percebido que se trata de um blog sobre estilo de vida saudável. Criei-o porque, como já vos disse, sinto muitas vezes que, nestes sites ditos 'saudáveis', vai-se a ver e uma pitada de açúcar aqui, uma colherzinha de óleo além, e vai que não vem, são logo mais umas quantas gramas de gordura saturada.

 

Devem saber também que costumo referênciar sempre os sites de onde tiro as receitas e fotos. Mas, ao que parece, há sites que não querem ser vistos. A propriedade é tão própria que Ai de quem os apreciar, ou sequer referênciar! Senti-me na obrigação de vos alertar que se forem a estes sites buscar ideias para o jantar, é melhor comerem depressa, porque se vos vêem a cozinhar uma receita "roubada"...ai ai ai... alguém vai ser processado!

  

 

Se calhar devia retirar as fotos de exercícios físicos que tenho para inspirar os meus queridos leitores, porque o inventor dos abdominais ainda se pode lembrar de me vir bater à porta e depois é que são elas!

  

Há também toda uma problemática de interpretação da língua portuguesa. Ora: "receita adaptada" - receita em que se pegou e se adaptou, na qual alguns ingredientes foram alterados. Hummmm. A mim parece haver uma diferença, ainda que sublime, entre "adaptar" e "copiar na íntegra"! Para os mais distraídos, eu dou um exemplo práctico:

 

Lembram-se destas espetadas de fruta com molho de maracujá que pus há uns tempos no blog? Ora, eu vi esta receita inicialmente em três sítios:

 

  • site-da-pessoa-muito-indignada
  • site da Direção-Geral de Saúde
  • site do Pingo Doce

 

Optei por referênciar o primeiro porque, além de ser um site que sigo (ou seguia), tinha uma foto mais apelativa. Apesar disso, havia uma pequena diferença entre esta receita e as outras duas (diferença essa que eu tinha obrigatoriamente que alterar): a primeira receita continha iogurte grego no molho de maracujá, enquanto dos outros dois sites apenas tinham água e maracujá.

 

Ora, na minha versão, leia-se adaptada!, optei por um intermédio: um iogurte magro natural, para dar consistência ao molho. Isto, porque o iogurte grego de compra não é saudável, tem natas (não sei se todos, mas, pelo menos, a maioria) e, estes sites que se dizem 'saudáveis', apesar de terem receitas e imagens realmente apetitosas, fazem escorregar inocentemente para os pratos, ingredientes que acabamos por consumir, sem saber e, sem necessidade. Por isso sim, adaptei esta e adapto quase todas as receitas, para que os meus leitores constatem que é possível uma alimentação visivelmente apelativa, deliciosa e, ainda assim, saudável.

 

Já agora paira uma questão no ar: qual das três receitas veio primeiro?  Será a pessoa-muito-indignada, a mente brilhante que se lembrou primordialmente de espetar fruta em pauzinhos e salpicá-la com maracujá? Talvez a pessoa-muito-indignada devesse mesmo ir em frente e exigir a sua estrela Michelin caseira! Corria era o risco de irritar os espíritos pré-históricos que, eventualmente, entre um porco e um javali, se tivessem lembrado de tal achado. Mas isso, já são opções que se têm que tomar na vida!

 

 Mas há sempre uma certa decepção, não há? Quando aquela pessoa que até teve um programa de televisão (e por acaso até esteve envolvida num escândalo, por alegadamente publicar receitas nos meios de comunicação que não eram da sua autoria, sem referenciar o original - há lá coisas estranhas), aquela pessoa que vemos na imprensa, que devia demonstrar uma certa maturidade, afinal perde a pose e atira insultos à primeira oportunidade, mas enfim, é o país que temos.

As pessoas-muito-indignadas deste país deviam "pôr a mão na consciência" e lembrarem-se que partilham todos os dias, nas redes socias, fotografias que não são da sua autoria.

As pessoas-muito-indignadas deste país deviam ter aprendido que ser-se educado pode ser a opção mais simples, que um mero pedido para retirar conteúdos é mais que suficiente. Mas não, o essencial é faltar ao respeito, baixar o nível. Há um gosto em chamar a atenção, mesmo que pelos piores motivos.

  

E por isso, meus queridos leitores, senti necessidade (e obrigação) de vos explicar o sucedido, o porquê de ter alterado três posts do blog (espero que com isto a pessoa-muito-indignada possa passar a pessoa-um-pouco-menos-muito-indignada): Espetadas de fruta com molho de iogurte e maracujá, para despertar sabores primaveris, Bolo de cenoura e baunilha, sem ovos, açúcar ou glúten?? Sim, é aqui!, Pãezinhos de baunilha light - até porque muitos de vocês também são bloggers. E portanto, tenham cuidado, eles andam aí! 

 

Mas agora, que já estão alertados, continuemos todos a ser Happy and Healthy :)))

 

Nota: Para mais indignações, é favor contactar por e-mail happyandhealthyclub14@gmail.com

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De mv a 09.05.2015 às 01:25

Mudar de um iogurte grego para um magro não é propriamente adaptar. Adaptar nos direitos de autor é muito mais que isso.

Assim eu podia retirar um segundo do último hit da taylor swift e começar a vender cd's porque já não eram as musicas dela mas a minha adaptação.

E partilhar um link de seja o que for nas redes sociais é uma coisa completamente diferente de publicar um post. Visto que o link vai directamente para o autor e o posto vai primeiro para si e depois se o leitor quiser voltar a ver o mesmo conteúdo então para o autor. Ou seja ele nunca fica a ganhar só a perder.

E isto é o básico que qualquer blogger deve saber.

A má educação não justifica nada. Mas é só mesmo por ai que pode pegar. Porque de resto não tem razão.

Comentar:

De
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
Comentário
Máximo de 4300 caracteres
Inserir emoticons
captcha



Mais sobre mim

foto do autor


Follow

Instagram