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Para um pequeno-almoço saudável!

por Happy & Healthy, em 19.12.14

Ontem foi dia de festa cá em casa. A 18 de Dezembro comemora-se o aniversário da minha querida progenitora.  Ofereço-lhe muitas vezes livros, nomeadamente romances históricos, visto que é uma leitora bastante assídua.

 

Porém, este ano queria algo mais original. Já há algum tempo que lhe falava de outras opções para o pequeno-almoço, para além do típico copo com leite, acompanhado de pão. Uma vez que já tem cuidado com a alimentação e evita cereais típicos, mesmo aqueles cujo rótulo afirma ser sem açúcar ou dietético, infelizmente não correspondem à real composição dos alimentos.

 

Posto isto, ofereci-lhe um pequeno cabaz com possíveis alimentos que pudesse introduzir na refeição matinal. Procurei introduzir algumas opções novas. O que acharam?

 

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Este cabaz contou com:

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Foi difícil encontrar flocos sem açúcar, depende das marcas. Hoje em dia, tudo leva açúcar. É preciso olhar para os rótulos! Estes contêm menos de 1%. Existem vários flocos - aveia, cevada, centeio,... - é uma questão de procurar. São ótimos para juntar ao iogurte ou para adicionar ao pão (para quem faz em casa).

  

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Ao cabaz, juntei estas sementes de linhaça, que ajudam a emagrecer, a controlar a glicémia, o colesterol e as inflamações; melhoram o trânsito intestinal e o sistema imunitário e ajudam ainda a combater alguns tipos de cancro.

 

A par destas sementes, existem alternativas, com outros tantos benefícios (de sésamo, girassol,...). Vale a pena juntar uma colher ao iogurte, ou no batido, por exemplo.

 

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O chá é uma ótima alternativa ao leite, pois hidrata o organismo e tem diversas propriedades benéficas, dependendo do chá, havendo uma panóplia de escolhas para todos os gostos. Escolhi este da lipton, simplesmente porque procurava um sabor refrescante para começar o dia.

   

Neste caso, a menta proporciona benefícios a nível de doenças alérgicas e respiratórias, contando também com propriedades analgésicas e anti-cancerígenas, além de promover a digestão, a imunidade e a saúde oral. Já os frutos vermelhos são conhecidos pelas suas propriedades anti-oxidantes.

 

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Estas tortitas de arroz integral, com cerca de 0,5% de açúcar, são também uma opção ao pão. Pode-se acompanhar com fiambre de frango ou perú, queijo magro ou doce light, por exemplo. 

  

Para completar, juntei alguma fruta biológica, nozes/amêndoas também biológicas e iogurtes naturais.

  

Este cabaz permite já várias combinações de pequeno almoço: Iogurte, que podemos acompanhar com cereais, sementes, nozes/amêndoas e fruta (como já tinha sugerido em 'Iogurte com quê?!'); sumo de fruta (laranja, maçã, kiwi) ou chá, juntamente com tortilla ou pão escuro, que temos sempre em casa!

  

 

 

 

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