Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




E como o prometido é devido (e não querendo começar mal este ano e chatear os deuses da sorte), aqui vos deixo as receitas dos deliciosos Biscoitos de Natal. Apesar de os ter apelidado desta maneira, podem ser aplicados a muitas outras épocas festivas (e não festivas)! Experimentem!

  

Biscoitos de Azeite

  

 

Esta é uma receita muito antiga cá em casa, pois é tão simples e saudável, quanto deliciosa e uma receita ainda dá para uma boa quantidade. Digo que é uma opção saudável porque, ao contrário da maioria dos biscoitos, este usa gordura de azeite, poliinsaturada, considerada como benéfica para o coração. Fica a dica.

 

s.jpg

  

Ingredientes: 3 ovos; 125g de açúcar; 500g de farinha; 1,2 dL de azeite; 1 colher (de chá) de canela em pó.

 

Preparação: Misture o açúcar com 2 ovos inteiros e 1 gema. Junte-lhe o azeite e bata bem. Adicione a canela e a farinha e amasse com as mãos, até obter uma massa ligada. Molde a massa em formatos ao seu gosto (a forma original é de 'S', mas para o Natal desenhei outras letras e corações, enfim, é como quiser!). Barre-os com a clara do ovo que sobrou, para lhe dar algum brilho.

 

Sugestão: Pode substituir o açúcar, por igual porção de erva-doce em pó.

 

Se for iniciante e tiver dificuldade em manusear a farinha, assim como a descolar-la das mãos, exponha-a numa superfície polvilhada de farinha e adicione-lhe um pouco mais deste ingrediente (mas não em demasia). Também pode experimentar, untar as mãos com azeite.

 

Por fim, leve ao forno quente por 20 minutos e, depois de arrefecerem, polvilhe com açúcar e canela. Prontinhos!

biscoitos.jpg

 

 

Biscoitos de manteiga

 

A segunda receita, apesar de usar manteiga, certamente que será uma opção mais saudável às ofertas disponíveis nos supermercados, fugindo a todos os extra adicionados à comida processada. Prefira sempre homemade.

 

Esta receita foi a primeira vez que se fez cá em casa (não posso receber os louros, pois fui apenas a ajudante), mas garanto que é igualmente prática a sua confeção, uma vez que se ganha o jeito. Retirei-a do blog Camicado, sendo que neste já usamos formas com forma de menino e menina, que posteriormente puderíamos decorar com pormenores natalícios. Ora vejam:

 

manteiga.jpg

 

 

Ingredientes: 3 ovos; 500g de farinha de trigo; 300g de açúcar; 250g de margarina; 2 colheres ( de chá) de fermento em pó; 1 colher (de chá) de essência de baunilha.

 

Modo de preparação: Misture todos os ingredientes, amassando bem. De seguida, exponha a massa resultante numa superfície enfarinhada. Para obter os biscoitos finais, eu proponho o seguinte.

Separe um pouco de massa e, à parte, estenda essa massa com o rolo até obter uma grossura fina (lembre-se que crescerão no forno e que normalmente as formas têm tamanhos grandes - adeque a espessura à sua). Corte então com o cortador que escolheu e, ainda com o cortador, retire as bordas que sobraram, juntando à massa anterior. E assim sucessivamente, um a um, é mais fácil (especialmente para iniciantes).

Leve ao forno pré-aquecido (cerca de 180º) em forma enfarinhada até os biscoitos ficarem dourados.

 

Cobertura: Eu acabei por não fazer cobertura (achei que assim já estavam bem fofos). Mas para os mais perfecionistas, sugiro tanto desenhos com glacé, ou cobertura de chocolate (com a qual pode tanto desenhar, como mergulhar metade da bolacha em chocolate e deixar que seque). Ambas as opções são viáveis e visualmente atraentes. Ficam, em baixo, algumas ideias. Quem se arriscar que mostre o resultado final? Será que descubro alguns talentos ocutos por aí?

 

bonecos.jpg

 

choco.jpg

 

estrelas.jpg

  

1.jpg 

 

 

2.jpg

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Claudia Persi a 03.01.2015 às 00:47

Ola sou a Claudia, primeira visita aqui no seu blog. Estou a gostar muito, adoro aprender novas receitas. :)
Como posso seguir te aqui? Vi o teu post no Facebook e decidi vir cuscar. hehehe
beijinho de Toronto
claudiapersi.blogspot.ca
Imagem de perfil

De Happy & Healthy a 03.01.2015 às 10:25

Olá Cláudia!
Este ano vão haver muitas novidades no blog, fica atenta! :)
Para seguires o blog basta clicar em 'seguir perfil' na barra lateral direita.
Podes também seguir o blog em inglês em https://happyandhealthyclub.wordpress.com/ .
Beijinhos para Toronto! E muito sucesso com o teu blog!
Sem imagem de perfil

De tatiane a 09.12.2016 às 15:37

Boa tarde,
Qual a quantidade em ml de 1,2 dL de azeite no biscoito de azeite nao entendi,
obrigada

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Follow

Instagram