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Happy & Healthy

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Rissóis vegetarianos no forno com 0% de gordura

por Happy & Healthy, em 20.01.15

Ontem à noite tirei o serão para fazer rissóis. Cá em casa tinhamos muito o hábito de fazer rissóis no forno quando era preciso desenrascar algo para o jantar. No entanto, embora pareçam inofensivos, estes rissóis não constituem um hábito alimentar saudável porque estão carregadinhos de conservantes, gorduras e outros que tais, sendo maioritariamente pré-fritos.

 

Por isso decidi fazer os meus próprios rissóis, com 0% de colestrol e gorduras saturadas. Além disso, é excelente, porque uma receita dá para cerca de 30 rissóis (dependendo do tamanho de cada) e permite congelar para refeições posteriores em que seja preciso o tal "desenrasque". Fui um pouco à aventura, porque foram os primeiros que fiz sozinha, mas ficaram deliciosos e super saudáveis. Poderá ser uma boa ideia para sua casa!

 

dicas-cozinhar-3-174326937.jpg

 

 

Para o recheio:

 

Ingredientes: Meia chávena de soja desidratada; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 1 cenoura pequena ralada; 1 colher (de chá) de orégãos; 1 colher (de chá) de pimentão doce; 1 colher (de chá) de pimenta branca; 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo; 1 tomate maduro picado, sem casca; 1 chuchu; raspa de casca de limão; azeite e sal q.b.; 1/3 de chávena de água.

 

Confeção: Coloque a soja fina num recipiente com água para  hidratar, durante cerca de 20 minutos. À parte, refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite, temperando com sal, até alourar. Posteriormente, adicione os legumes e as ervas aromáticas, aguarde que estes cozam. Passe tudo com a varinha mágica, para obter uma mistura mais homogénea e por fim, adicione a farinha, a raspa de limão e, por último a soja. Deixe cozer e está pronto.

 

Para a massa:

 

Ingredientes: 2 chávenas de água; 2 chávenas de farinha de trigo (pode-se usar metade da quantidade em farinha integral); 2 colheres (de sopa) de azeite; sal a gosto. Opcional: casca de limão.

 

Confeção: Junta-se a água com o azeite e o sal, num tacho, levando ao lume até levantar fervura. Nesta altura, junta-se a farinha toda de uma vez e mexe-se com vigor até descolar. Quando tal acontecer, junte a massa e coloque-a em superfície povilhada com farinha. Amasse-a, estenda-a com o rolo da massa, e com o bordo de um copo recorte pequenos círculos.

 

rissois.jpeg

 

 

Para finalizar:

 

Ingredientes: 1 ovo; pão ralado integral q.b.; salsa.

 

Confeção: No centro de cada círculo de massa, coloque uma colher de chá de recheio (adeque a quantidade, ao tamanho dos círculos). Dobre o círculo e cole as bordas para obter uma meia-lua.

 

À parte, prepare um prato com um ovo batido, pode adicionar um pouco de água (ou ainda se não quiser usar o ovo, pode subtituí-lo por um pouco de farinha com água), e outro prato com pão ralado integral e salsa bem picada.

 

Passe os rissóis pelo prato com ovo e polvilhe-o com pão ralado e coloque-o num tabuleiro polvilhado com farinha (ou se quiser congelar, disponha num recipiente próprio, dividindo em porções certas para uma refeição). Leve ao forno a 200ºC, entre cerca de 15-20 minutos.

 

rissois.jpg

 

E voilá, ficam estaladiços e deliciosos, e sem culpas, porque o único colestrol que possuem provém do ovo, sendo insignificante a proporção por pessoa, e a única gordura que possuem é a de azeite, considerada benéfica para o coração. Acompanhe com uma boa salada e desfrute!

 

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