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Happy & Healthy

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Sou feito de gordura, mas de quanta?!

por Happy & Healthy, em 06.07.15

Hoje vão saber do que são feitos - isto é, qual a composição do vosso corpo e quais as suas necessidades!

 

É verdade que o peso importa, por uma questão estética, mas sobretudo pela saúde. Mas não é só o peso que importa, também a composição corporal é importante, pois duas pessoas com o mesmo peso podem ter corpos totalmente diferentes. Como obter estas informações sobre o corpo? Eu explico! ;)

 

1. Principais parâmetros a avaliar:

  • IMC - O índice de massa corporal relaciona o peso com a altura e é uma ótima medida para estimar se temos o peso mais adequado para a nossa altura, ou se necessitamos de cuidados extra.

 

Cálculo: (Peso, Kg) / (Altura, m2)

 

Interpretar o resultado:

 

 

  • Percentagem de Gordura Corporal - É importante conhecer a relação entre massa gorda e massa magra - isto é, toda a que não é gorda. Embora seja essencial um mínimo de gordura no corpo, a sua presença exagerada pode trazer problemas de saúde importantes. Por outro lado esta avaliação permite dirigir o treino ora para exercícios de ganho muscular ora para a perda de peso.

 

Cálculo: [(Massa gorda, Kg) / (Peso, Kg)] x 100

 

Interpretação do resultado:

437815.gif (2).jpeg

  

  • Percentagem de massa muscular - Assim como a percentagem de gordura é importante, também a de massa muscular o é. O ideal desta situa-se entre os 38-54% nos homens e 28-39% nas mulheres, dependendo da idade e do nível de atividade física.

  

 

  • Circunferência abdominal - O perímetro da cintura é um importante indicador de doença metabólica e risco cardiovascular, talvez até mais que o IMC, pois reflete a gordura visceral, ou seja, a gordura que se acumula na parede de órgãos importantes, como o coração ou os vasos sanguíneos.

 

Cálculo: Basta medir o perímetro abdominal com uma fita métrica, ao nível do umbigo.

 

Interpretação do resultado:

 

 

  • Taxa metabólica basal - Esta calcular a quantidade calórica mínima diária e permite estimar as necessidades energéticas de cada um. Pode revelar-se útil na elaboração de um plano nutricional e de exercício físico.

Cálculo: Há algumas máquinas que fazem essa medição, apesar de haver métodos mais precisos, mas menos práticos. Caso não tenha acesso a uma medição mais aproximada, pode estimar essa medida, através destas fórmulas:

 

 

 

Como posso obter estes dados?

 

Algumas medidas exigem simplesmente uma balança ou uma fita mética. Outras requerem uma maior complexidade, com procedimentos que vão desde a medição de impedâncias até ao recurso de diferentes fórmulas preconizadas pelos mais variados autores.

 

De facto, a opção mais prática é recorrer a aparelhos que estão já programados para nos dar essas informações em segundos ou minutos. Há muitas vezes em farmácias por um custo de cerca de 0,5 euros.

 

Nestas, dependendo da sua capacidade, podemos obter informações como o peso, a massa muscular, a massa gorda, a massa magra, a taxa metabólica basal e a percentagem de água corporal. Muitas vezes, a própria máquina calcula posteriormente a IMC e a percentagem de gordura corporal, por exemplo.

 

É fundamental recorrer a estas medidas?

 

É. O IMC e a circunferência abdominal são indicadores importantes do equilíbrio metabólico e da probabilidade de vir a sofrer um evento cardiovascular, devem controlados regularmente pela própria pessoa e mantidos dentro dos limites recomendados. Caso haja uma desregulação importante, deve-se pedir auxílio a um profissional de saúde.

 

Os restantes parâmetros são aconselháveis para quem gosta de saber de si, para quem treina ou quer começar a treinar, para quem gosta de se nutrir bem, para quem se interessa pelo que o seu corpo precisa. Para estes, uma medição de quando em quando pode ser muito valiosa para saber de onde se vem, onde se está e para onde se pode ir... ;)

 

 

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