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Happy & Healthy

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Vegetarianism4Kids

por Happy & Healthy, em 03.06.15

As opiniões dos profissionais de saúde dividem-se: há quem concorde e quem se oponha a uma alimentação vegetariana na infância. Mas numa coisa são unânimes: as crianças que adotarem este regime devem ser acompanhadas por um profissional especializado, capaz de garantir que não há défices nutritivos, comuns nestas dietas restritivas. A preocupação prende-se particularmente a nível de vitaminas do complexo B, nomeadamente a B12, ferro, cálcio, zinco e alguns aminoácidos. Por sua vez, o veganismo pode-se revelar excessivamente restrito.

 

Não vou defender, ou atacar o vegetarianismo na infância, apesar de ter a minha opinião pessoal e profissional. Devo apenas ressalvar que os pais não devem optar de ânimo leve, pois uma criança não é um adulto em ponto pequeno, possuindo as suas próprias necessidades. E, dado que desta decisão podem advir vantagens ou desvantagens para o futuro da criança que são ainda imensuráveis, há sempre um risco latente.

 

Contudo, penso que algumas práticas vegetarianas são bastante benéficas e, aqui sim vou-me expressar: na minha opinião, todos os mais novos poderiam benefíciar ao incluir alguns pratos e alimentos, mais próprios deste regime, na sua alimentação.

 

Para apresentar os seus mais pequenos ao vegetarianismo, aqui ficam 4 pratos saudáveis e divertidos. Eles vão adorar!

 

 

1. Barquinhos de Courgette

 

 

Mom's special dinner... Delicious!

Uma foto publicada por Happy & Healthy (@happyandhealthyclub) a

Ingredientes (2 pessoas): 1 courgette, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1/2 pimento vermelho, cogumelos laminados, 1 tomate, 1 chávena (café) de quinoa, mozarella light, azeite q.b., sal, pimenta, coentros, oregãos e salsa a gosto.

Preparação:

  1. Num tacho, junte os legumes, o interior da courgette cortado em pequenos cubos e a quinoa, deixando cozinhar. Tempere a gosto e reserve.
  2. Lava o exterior das metades da courgette e coza-as, tendo cuidado, para que não fiquem demasiado moles.
  3. Recheie as metades de courgette com o preparado de legumes, coloque-as num tabuleiro, tempere e polvilhe com um pouco de queijo e leve-as ao forno até gratinar.

  

 

2. Lentilhas à Bolonhesa

 

Penne with Tomato Lentil Sauce

Ingredientes: 3 chávenas de massa penne, 3/4 de chávena de lentilhas verdes secas,  1/4 de chávena de vinho, 3 tomates, 2 cenouras em cubos, 1 alho francês fatiado, 1 cebola picada, 2 dentes de alho,
salsa picada, louro, sal, pimenta, tomilho, oregãos e coentros q.b, azeite q.b.

Preparação:

  1. Leve ao lume, um tacho com a cebola, o alho, o alho francês 1 tomate, as cenouras, regue com um fio de azeite, junte os temperos e, se necessário, um pouco de água. Deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos.
  2. Noutro recipiente, leve a lume as lentilhas, 2 tomates, 1/2 chávena de água e o vinho. Junte o louro, os orégãos e os coentros. Quando levantar fervura, baixe o lume e vá mexendo pontualmente. Deixe cozinhar durante cerca de 40 minutos.
  3. Ainda noutro tacho, cozinhe a massa em água, com uma pitada de sal e pimenta.
  4. Disponha no prato, as diferentes preparações por camada. Decore com salsa.

 

 

3. Espetadas de Legumes e Tofu

 

https://c4.staticflickr.com/8/7775/17847541522_05c533f562_o.jpg

Ingredientes: Pimento vermelho e verde, courgette, tomates cereja, cogumelos, tofu, 1 limão, cebola, alho, azeite, pimenta em pó, gengibre em pó, alecrim q.b.

Preparação: Corte os legumes em rodelas ou fatias de tamanho apropriado para a espetada. Corte o tofu em cubos. Prepare uma marinada com sumo de limão, raspa de limão, azeite, cebola, alho, gengibre, pimenta e alecrim. Deixe o tofu marinar por, pelo menos, 1 hora. Faça as espetadas, alternando os vegetais, os cogumentos e os cubos de tofu. Pincele as espetadas com marinada e grelhe-as em cada um dos lados. Regue com a marinada e sirva com rodelas de limão.

 

 

4. Puré de ervilhas e bróculos para bebés

 

Ingredientes: 1/2 batata doce, 50g, bróculos, 50g de ervilhas, 50gr de courgette fatiada, cebola pequena picada, 1 alho, azeite q.b.

Preparação: Coza os ingredientes e triture-os até obter uma pasta uniforme. Por fim, junte um fio de azeite e tempere suavemente.

 

 

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Créditos de imagem | 2. Canadian Living,
3. Food Porn, Vegan Style,
4. Annabel Karmel

Receita adaptada de | 2. Canadian Living

 

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